Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curitiba > 15 anos de pesquisa e inovação em escoamentos multifásicos na UTFPR-CT

15 anos de pesquisa e inovação em escoamentos multifásicos na UTFPR-CT

CIÊNCIA

Núcleo de Escoamentos Multifásicos acumula conquistas ao longo de sua história
publicado: 25/09/2023 14h07 última modificação: 25/09/2023 14h07
Mais de 80 pessoas compõem a equipe do NUEM (Foto: NUEM).

O Núcleo de Escoamentos Multifásicos (NUEM) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) é um grupo de pesquisa que tem como principal foco o desenvolvimento de atividades de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) na área de exploração e produção de petróleo.

“Nos últimos 15 anos, o NUEM tem recebido investimentos que ultrapassam os oitenta milhões de reais, provenientes de financiadores de peso como Petrobras, Equinor, TotalEnergies, Shell, Repsol Sinopec, PRH/ANP, FINEP e CNPq. Esses recursos foram destinados a atividades de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, formação de recursos humanos e melhoria da infraestrutura. O núcleo tem a capacidade de realização de PD&I graças a uma equipe multidisciplinar, envolvendo professores e alunos dos Departamentos de Mecânica e Eletrônica da UTFPR”, conta o coordenador do NUEM, professor Rigoberto E. M. Morales.

Além disso, o NUEM mantém colaborações estreitas com renomadas instituições nacionais e internacionais, incluindo a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP, Brasil), Colorado School of Mines (Estados Unidos), Universidade de Nottingham (Inglaterra), Helmholtz-Zentrum Dresden-Rossendorf (HZDR, Alemanha), École des Mines de Saint-Étienne (França) e a Universitat Jaume I (Espanha).

O NUEM está envolvido em sete projetos de PD&I nas áreas de escoamento multifásico, garantia de escoamento, separação e medição multifásica. O núcleo mantém uma equipe dedicada de mais de 80 pessoas, composta por professores, pesquisadores contratados, pós-doutores e alunos da pós-graduação e graduação. Os resultados das pesquisas desenvolvidas no NUEM têm sido reconhecidos com diversos prêmios, como o Prêmio CAPES de Melhor Tese de Doutorado em Engenharias III em 2021 e o Prêmio ABCM de Melhor Tese de Doutorado em 2022.

NUEM

O NUEM foi fundado em 3 de setembro de 2008, com a assinatura do termo de cooperação entre a Petrobras e a UTFPR para a construção de uma edificação que permitiria o desenvolvimento de pesquisas de ponta, fundamentais e aplicadas, teóricas e experimentais, envolvendo o escoamento multifásico em dutos e equipamentos. Cadastrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o NUEM também é credenciado pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

O núcleo ocupa uma infraestrutura construída com financiamento da Rede Temática de Escoamentos Multifásicos da Petrobras, em uma área de aproximadamente 3.200 m². É composto pelos Laboratório de Escoamento Multifásico; Laboratório de Garantia de Escoamento; Laboratório de Instrumentação; Laboratório de Visualização de Escoamentos e Laboratório de Dinâmica dos Fluidos Computacional.

Clique aqui para acessar o site do NUEM.