Notícias
Ação de extensão transforma acesso ao Jardim Nova Esperança
EXTENSÃO
Professores e estudantes que transformaram a Rua 16 de Abril. (foto: Isabel Crocetti) - E nas fotos seguintes, acompanhe o 'antes e depois' de alguns locais trabalhados.
Professores e estudantes da UTFPR Curitiba trabalharam nos dias 2 e 9 de dezembro para transformar o acesso principal da comunidade Jardim Nova Esperança. A ação de requalificação foi viabilizada por projetos de extensão e contou com poda de árvores e pintura de murais.
O Jardim Nova Esperança é uma comunidade localizada nas proximidades da sede Ecoville e abriga cerca de 180 famílias há 26 anos, de acordo com o Governo do Paraná. Por meio dos projetos de extensão Calma na Crise, coordenado pela professora Isabel Borba; o projeto Amigos dos Jardinetes, coordenado pela professora Simone Crocetti; e o projeto Pinturas Artísticas em Escolas Municipais, coordenado pelo professor Isuru Yamamoto, estudantes da UTFPR promoveram uma ação de natal para repaginar a rua que dá acesso à comunidade.
Ação de Natal
A rua 16 de abril tem início numa estreita ponte de madeira e acessa outra rua, que abriga endereços de condomínios de luxo e um acesso à sede Ecoville. Até o início deste mês, o muro que separa a 16 de Abril de um terreno baldio estava cinza e sendo tomado pelo matagal. Hoje, porém, a situação está diferente: a área está mais colorida e bem cuidada. A vegetação que invadia a rua foi podada e o muro foi pintado.
A professora Isabel Borba relata que a ideia de pintar um mural na via de acesso à comunidade surgiu quando sobrou material de outra ação dos projetos de extensão numa escola. Os professores se mobilizaram e organizaram uma ação de Natal, que foi divulgada na universidade. Nos dias 2 e 9 de dezembro, estudantes se juntaram aos professores e transformaram a rua 16 de Abril - como maneira de presentear a comunidade Jardim Nova Esperança.
Os moradores gostaram tanto do resultado da ação que convidaram os estudantes a retornar e pintar mais muros. Isabel conta que, no próximo ano, serão pintados pelo menos três muros de moradores e um parquinho numa comunidade próxima.
Caso tenham interesse em participar, alunos da UTFPR podem entrar em contato com o projeto de extensão Calma na Crise pelo Instagram. A participação em ações vale horas complementares e de extensão. Acompanhe também o projeto Amigos dos Jardinetes e solicite informações sobre o Pinturas Artísticas em Escolas Municipais.