Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curitiba > Acordo com a UTFPR vai apoiar primeiro buggy elétrico 100% brasileiro
conteúdo

Notícias

Acordo com a UTFPR vai apoiar primeiro buggy elétrico 100% brasileiro

CIÊNCIA

Objetivo é viabilizar uma indústria paranaense de buggies elétricos
publicado: 12/06/2023 16h20 última modificação: 12/06/2023 16h20
Os primeiros buggies serão testados na Ilha de Fernando de Noronha, em Pernambuco, no segundo semestre deste ano (Foto: Walter Bach).

Os primeiros buggies serão testados na Ilha de Fernando de Noronha, em Pernambuco, no segundo semestre deste ano (Foto: Walter Bach).

Um acordo de cooperação técnica assinado entre a UTFPR e a empresa eiON de Mobilidade Sustentável vai permitir o apoio da universidade no desenvolvimento de buggies elétricos desenvolvidos no Paraná. Os veículos serão testados na Ilha de Fernando de Noronha, em Pernambuco, no segundo semestre deste ano. O local será o primeiro do mundo a implementar a substituição da frota. Atualmente os buggies do destino turístico são movidos a combustão, que são poluentes e devem ser repostos até 2030.

A novidade foi anunciada durante as ações da Semana do Meio Ambiente, no Escritório Verde da UTFPR. Os buggies foram estudados durante o mestrado de Milton Francisco dos Santos Junior, da eiON, no Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade (PPGTE). O orientador do trabalho, professor Eloy Casagrande, explica que a pesquisa analisou os ganhos ambientais e econômicos para a ilha com o uso da frota alimentada por energia solar fotovoltaica, como parte de um programa com outras empresas, como a WEG Motores Elétricos, a Neoenergia, entre outras.

O professor Eloy anunciou que - a partir do acordo de cooperação - está sendo criado o Programa de Mobilidade Sustentável Elétrica Brasileiro (PROMO_e) na UTFPR. A universidade vai ofertar bolsas de iniciação científica, de pós-graduação e investir em equipamentos como contrapartida pelo apoio no projeto. “A ideia é termos um programa interdepartamental e interdisciplinar e unirmos professores e estudantes para melhorias no projeto do Milton e incentivar o desenvolvimento de tecnologias e novos modelos de carros elétricos. Temos uma chance única neste momento das Mudanças Climáticas, em que o Brasil pode ser protagonista de uma Economia Verde, de desenvolver parcerias para criar uma indústria de carros elétricos, genuinamente brasileira”, defendeu.

A diretora Rossana Finau ressaltou que a criação do veículo foi possível graças à soma de conhecimentos possibilitada pela instituição, uma vez que o Milton também fez curso técnico e graduou-se em Engenharia Elétrica na UTFPR. "Também quero agradecer pela confiança de todos esses anos da sua vida que você tem depositado na nossa comunidade. Vamos juntar todas essas forças e saberes para ajudar", completou. O reitor Marcos Flávio de Oliveira Schiefler Filho afirmou que "a UTFPR sempre se notabilizou por apresentar egressos que trouxeram soluções [à sociedade], que fizeram e fazem a diferença em várias áreas do conhecimento".

 

Buggy Elétrico

Milton apresentou o buggy em uma palestra no Escritório Verde. O veículo estava no local e os participantes puderam conhecer a estrutura. "O buggy foi um carro perfeito para a gente ter como modelo. Comecei em 2017, mas ainda não tinha aberto a empresa. O primeiro protótipo foi construído em 2018", ele contou.

Milton fundou uma empresa para viabilizar a construção do buggy. A intenção é realizar os testes em Fernando de Noronha com turistas usando os buggies em situação real a fim de promover melhorias. Atualmente a frota de 350 buggies da ilha é composta por veículos movidos a combustão.