Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curitiba > Aluna Da UTFPR é finalista no prêmio Bom Design Paraná

Aluna Da UTFPR é finalista no prêmio Bom Design Paraná

publicado: 22/06/2018 16h19 última modificação: 22/06/2018 16h19

Kauhana Silva, aluna do bacharelado em Design na UTFPR, tem seu projeto “Compósito Biodegradável de Fibras Vegetais e Poliuretano de Mamona: Aplicações ao Design de Produto” como finalista no prêmio Bom Design Paraná. Orientanda do professor Ugo Belini, a estudante teve como iniciativa o desenvolvimento de dois novos compósitos sustentáveis para a utilização na confecção de objetos, tendo em vista o conceito de Ecodesign. Após uma série de testes, foi concluída a inviabilidade da utilização de um desses compósitos devido à fragilidade. Sendo assim apenas um material pode seguir no projeto.

Kauhana apresenta um novo compósito de fibras vegetais para aplicação em design de produto, a combinação foi feita a partir de resíduos da grama e poliuretano do óleo de mamona. Esse material natural pode ser utilizado em joias, objetos de decoração, embalagens, luminárias, dentre outros. O objeto escolhido pela aluna para a realização do protótipo foi uma luminária, que apresenta 80% de materiais biodegradáveis.