Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curitiba > Aluno da Arquitetura conquista prêmio ao criar torneira

Aluno da Arquitetura conquista prêmio ao criar torneira

Projeto premiado

Estudante do campus Curitiba venceu na categoria design de produto
publicado: 29/11/2022 11h43 última modificação: 01/12/2022 12h45
Exibir carrossel de imagens No terceiro quadro da esq. para dir.: foto de Vinícius ao lado de imagem do projeto premiado. (Foto: Acervo Pessoal)

Vinícius Queiroz, do 9º período da graduação de Arquitetura e Urbanismo, foi premiado na 26ª edição do Prêmio Deca. Foi nos últimos anos que a premiação passou a contemplar estudantes nas suas categorias - em 2022 promove cinco categorias para profissionais e três para estudantes. "O resultado do produto me surpreendeu e a divulgação de vencedor desta categoria foi uma surpresa maior ainda", contou o estudante.

Vinícius realizou inscrição em duas das categorias para estudantes: projeto de banheiro residencial e design de produto. A premiação foi para o design de produto, que foi uma torneira, chamada Pipe (foto). "A criação da torneira pipe foi pensada para que se torne um elemento decorativo sutil, interagindo com a estética industrial e o minimalismo. Substituindo o conjunto de bica e misturador convencionais por um arranjo que se completa", explicou o idealizador (abaixo link para observação do projeto premiado).

Ele ainda explica a partir de quais critérios desenvolveu o projeto: "a funcionalidade do produto sempre foi uma das diretrizes escolhidas para todos os testes. A torneira Pipe foi pensada para o acionamento sem a necessidade de pega, por exemplo". Para Vinícius, a importância dessa premiação "é a visibilidade da capacidade que todo estudante tem de levar as suas ideias para frente".

A empresa Deca possui uma longa trajetória de premiações para profissionais. "Expor o seu trabalho assim é desafiador mas as vezes podemos encontrar a afirmação que não esperávamos", finaliza Vinícius.

Evento

O evento de premiação e divulgação dos profissionais vencedores será no dia 29 de novembro, na próxima terça-feira, na cidade de São Paulo - Vinícius viajou na segunda. O convite para o evento foi formalizado pela empresa que arcará com todos os custos de deslocamento, estadia e alimentação.

O prêmio dos estudantes, além do troféu, é um conjunto de licenças de softwares para arquitetura: Sketchup (3 anos) e Vray 5 (perpétua) - e também ganham um Notebook LG Gram e uma TV Oled da mesma marca.

Conheça mais e veja ilustrações da Torneira Pipe clicando aqui.