Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curitiba > Aluno da UTFPR participa da entrega da faixa presidencial durante cerimônia de posse em Brasília
conteúdo

Notícias

Aluno da UTFPR participa da entrega da faixa presidencial durante cerimônia de posse em Brasília

POSSE PRESIDENCIAL

Murilo se formou Letras Português e Inglês pela UTFPR campus Curitiba em 2018
publicado: 06/01/2023 19h01 última modificação: 06/01/2023 19h17
Exibir carrossel de imagens Murilo de Quadros Jesus participou da cerimônia de passagem da faixa para o presidente Lula, no último domingo, dia 1º de janeiro, em Brasília, representando os professores e professoras brasileiros. (Foto: Arquivo pessoal)

Murilo de Quadros Jesus participou da cerimônia de passagem da faixa para o presidente Lula, no último domingo, dia 1º de janeiro, em Brasília, representando os professores e professoras brasileiros. (Foto: Arquivo pessoal)

Murilo de Quadros Jesus participou da cerimônia de passagem da faixa para o presidente Lula, no último domingo, dia 1º de janeiro, em Brasília, representando os professores e professoras brasileiros. Murilo, de 28 anos, é formado em Letras Português e Inglês pela UTFPR campus Curitiba.

Murilo é filho de Margarida Cristina de Quadros e Júlio César de Jesus. Atuou como professor de português como língua adicional na Universidad de La Sabana (Bogotá, Colômbia), entre os anos de 2016 e 2017. Foi bolsista Fulbright como professor de português na Bluefield College (West Virginia, EUA) entre 2021 e 2022. Também escreveu vários artigos publicados.

A UTFPR Curitiba entrou em contato com o Murilo logo após o evento para saber mais como foi esse momento.O ex-aluno disse que “participar da entrega da faixa foi um momento lindo, uma alegria, uma responsabilidade. Eu sou uma pessoa chorona, então passei a cerimônia toda tentando segurar o choro (e felizmente falhando)”, relata emocionado.

A UTFPR, universidade pública e gratuita, tem também a função social de formar professores e, assim, contribuir com a educação do nosso país. O campus Curitiba, onde Murilo estudou, oferta cinco cursos de licenciatura (Física, Letras Inglês, Letras Português, Licenciatura em Matemática e Licenciatura em Química).

A professora Jeniffer de Albuquerque foi orientadora de Murilo no Programa de Extensão Universitária Português para Falantes de Outras Línguas (PFOL), coordenado pela professora Fernanda Chichorro. “Orientei Murilo em seu trabalho como monitor-bolsista, onde ele auxiliava a ministrar aulas para intercambistas e migrantes (haitianos, congoleses e sírios). Ver Murilo na posse do presidente Lula, em meio a tantas outras vozes, é motivo de alegria, uma vez que ele nos representa enquanto docentes de uma educação que deve existir para todos!”, comemora.

A professora aposentada Miriam Sester Retorta relembra a participação de Murilo no projeto “English for blind students”, quando teve a oportunidade de exercer uma monitoria para adaptar material didático para cegos, além de escrever um capítulo para um e-book, editado pela Editora UTFPR (EDUTFPR).

Já a professora Ana Maria Martins, chefe do Departamento Acadêmico de Línguas Estrangeiras (DALEM), diz que “vê-lo ali me fez lembrar de seu empenho e responsabilidade enquanto professor em formação na UTFPR, sempre comprometido com o ensino, e ciente do valor e abrangência da aprendizagem de uma língua estrangeira.”

Confira abaixo a entrevista que fizemos com o Murilo, contando um pouco mais de sua vida e experiência até chegar nesse dia histórico:

UTFPR Curitiba: Poderia falar sobre a sua trajetória acadêmica na UTFPR?

Murilo de Quadros Jesus: Entrei na UTFPR em 2009, cursando o ensino médio com técnico integrado em eletrônica. Apesar de me esforçar, não ia muito bem nas matérias técnicas (meus amigos da época devem lembrar bem) e não cheguei a me formar. A dificuldade me mostrou que a área de exatas não era para mim, e por isso fui atrás de outras alternativas. Em 2013, passei em Letras Português - Inglês e me identifiquei muito com o curso. Desde o começo me interessei pelas disciplinas e fui atrás de projetos de extensão para adquirir mais experiências em sala de aula. Depois de muitas leituras, produções escritas e mini-aulas, me formei em 2018.

UTFPR Curitiba: Poderia citar projetos de extensão e/ou de iniciação científica que tenha participado?

Murilo: Os projetos os quais participei foram o grupo de pesquisa e extensão Tecnologia Assistiva no Ensino de Língua Inglesa como Língua Adicional para Cegos, ministrando aulas no curso Inglês Básico para Deficientes Visuais, sob orientação da professora Miriam Sester Retorta; o grupo de pesquisa e trabalho Português Para Falantes de Outras Línguas (PFOL) como monitor em sala de aula, auxiliando as professoras Fernanda Chichorro, Jeniffer Albuquerque e Elisa Cordeiro. Também fiz parte do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) Interdisciplinar, tanto com foco em Português, sob orientação do professor Rogério de Almeida, quanto em Inglês, sob orientação da professora Elizabeth Pazello. Todas essas experiências, aliadas com todas as aulas do currículo, me ensinaram efetivamente a estar na sala de aula como professor e até hoje me inspiram a buscar aprimorar meu trabalho. 

UTFPR Curitiba: Na sua opinião qual a importância das universidades públicas ao ofertar cursos de licenciatura e, assim, formar futuros professores como você?

Murilo: Os cursos de licenciatura em universidades públicas (e também nas privadas) deveriam receber mais incentivo e mais visibilidade. Especialmente numa universidade como a UTFPR, onde o ensino de exatas é tão fortalecido, nós de áreas humanas tínhamos e ainda temos que lutar muito pelo nosso espaço, afirmar e reafirmar a importância das nossas áreas. É chavão, mas também é verdade, que os professores são a base da educação, e todos que defendem uma educação de qualidade devem também defender a excelência da formação desses profissionais. 

UTFPR Curitiba: Como foi representar os professores brasileiros durante a posse?

Murilo: O convite foi uma surpresa até para mim! Fui a Brasília assistir à posse e, um dia antes, uma das assessoras da Janja entrou em contato comigo, dizendo que havia me indicado para fazer parte de uma operação secreta. Eu não entendi nada, mas uma pulguinha já apareceu atrás da minha orelha, porque já existia burburinho sobre quem entregaria a faixa, visto a ausência do ex-presidente abandonou o país antes de terminar seu desgoverno. No dia seguinte, uma van veio me buscar, junto com meus outros sete companheiros, e nos levaram até o Palácio do Planalto. Lá, fomos informados do que ocorreria. Nem preciso dizer que a emoção já tomou conta e começamos a nos preparar.

Estar presente na passagem de faixa ao presidente foi uma honra enorme, não sei nem quais palavras usar para expressar tudo o que senti. Depois do evento, muitos professores e professoras no Brasil todo me enviaram mensagens lindas, inclusive minhas professoras, aquelas que me ensinaram tanto e até hoje me inspiram. A ficha ainda não caiu, mas me sinto muito honrado e feliz de ter podido estar lá.

UTFPR Curitiba: O que você espera do novo governo no setor da educação?

Murilo: Ter um presidente que acredita na ciência e na educação depois de quatro anos tenebrosos já é um alívio. Agora sei que muito deverá ser reconstruído e retomado, mas espero que o governo invista na formação dos professores, incentive os estados e municípios a investir em seu corpo docente, estrutura e demais funcionários das escolas, aprimore o acesso de pessoas diversas à universidade pública, para que mais vozes consigam produzir ciência, e também valorize a produção de pesquisa e inovação das universidades públicas.