Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curitiba > Alunos da arquitetura lançam livro digital de poesia

Alunos da arquitetura lançam livro digital de poesia

EBOOK

Ebook reúne poemas de 23 alunos e de ex-alunos
publicado: 22/11/2022 14h58 última modificação: 22/11/2022 15h25
Exibir carrossel de imagens "Expressão Criativa: Poesia e Identidade" apresenta poemas escritos por estudantes da UTFPR Curitiba. Rafaela Fortunato, organizadora da obra. (Foto: Cristiano K. Poll)

Alunos de arquitetura e urbanismo da UTFPR campus Curitiba e colaboradores lançaram o livro digital “Expressão Criativa: Poesia e Identidade" na sede Ecoville do campus Curitiba na última sexta-feira, 18 de novembro. Rafaela Fortunato, professora da disciplina Expressão Criativa do Departamento Acadêmico de Arquitetura e Urbanismo (DEAAU), é a coordenadora da obra.

O livro digital reúne poemas de  23 autores, entre alunos e ex- alunos da UTFPR, grande parte participantes da disciplina de Expressão Criativa.  O livro não tem uma linha temática específica, os assuntos das poesias foram escolhidos pelos autores.

A professora Rafaela explica que "o projeto auxilia os estudantes na caminhada interdisciplinar, aliando os conhecimentos técnicos e tecnológicos às humanidades, corroborando com a forte preocupação da UTFPR quanto à interdisciplinaridade".

Expressão criativa

Sobre a disciplina Expressão Criativa: Interações Humanas com a Música e Poesia,  a professora detalha: "ao profissional do século XXI cabe muito mais que os saberes disciplinares, mas também o desenvolvimento de outras aptidões que desenvolvam habilidades sensoriais e cognitivas, interação humana, bem como uma capacidade de expressar-se de maneira criativa". Esta matéria faz parte da grade de Arquitetura e Urbanismo, mas está aberta a todos os cursos da universidade.

Recursos

O investimento para realização do trabalho de organização, editoração e diagramação foi possível graças ao edital do Programa de Bolsa de Incentivo à Produção Artística e Cultural (BIPAC), aberto em abril deste ano pela Pró-Reitoria de Relações Empresariais e Comunitárias da UTFPR. Foi esse instrumento que tornou possível contar com a dedicação de dois bolsistas para operacionalizar a produção da obra. Eles são Bianca Corsico de Araujo e Luis Gustavo Simão Mendes.

"Um poema não deve ficar escondido num velho caderno, dentro de um criado-mudo ou num armário trancado a sete chaves, ele deve viajar na imaginação de quem puder ler e mergulhar em suas entrelinhas, nos seus múltiplos significados(...)", finaliza Rafaela.