Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curitiba > Alunos revitalizam espaço no Jockey Club do Paraná e são homenageados com corrida

PATRIMÔNIO

O Grande Prêmio da Arquitetura UTFPR acontece para comemorar o projeto de revitalização
publicado: 08/06/2022 16h29 última modificação: 03/11/2022 12h12
Alunos estão trabalhando nos projetos e em breve serão votados pelas redes sociais. (Foto: Raul Grossi)

O espaço Almeida Prado, que funciona como o principal salão social do Jockey Club do Paraná, no Tarumã, será revitalizado com um projeto de arquitetura de interiores desenvolvido por estudantes de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e supervisão da arquiteta e professora Giceli Portela. Sete equipes estão desenvolvendo os pré-projetos e, no dia 13 de junho, os trabalhos serão entregues para que possam ser avaliados, primeiramente por votação online e, posteriormente, no dia 03 de julho, por um juri, formado por membros das diretorias de ambas as entidades. O projeto que melhor atender as demandas do espaço, que atende até 350 pessoas, servirá de base para essa que é a primeira reforma de uma série que o Jockey pretende viabilizar com o objetivo de tornar seus espaços mais atrativos à população. No dia do resultado do concurso haverá o “Grande Prêmio da Arquitetura da UTFPR”; corrida organizada em homenagem aos colaboradores da Universidade envolvidos no projeto.

O contato UTFPR e Jockey

Na ocasião em que assistia a uma corrida no Jockey Club do Paraná a professora Giceli Portela observou que o edifício histórico estava passando por obras de restauro. Ao saber que se tratava de uma arquiteta e professora universitária a presidência da entidade já a convidou para ações com os alunos; sendo discutida na ocasião a possibilidade da criação de um pequeno concurso para o projeto de interiores, incorporado ao conteúdo da disciplina ministrada pela Professora na UTFPR.

Giceli Portela acredita que o exercício prático é sempre bem-vindo para os alunos: “nos anima a sair da sala de aula e nos aproximarmos com a realidade profissional, o que representa um ganho em qualidade de ensino”, ressalta a Professora que é doutora pela USP e pós-doutora pela École de Chaillot, na França.

Trajetória Histórica

As alunas Andressa Kozam e Liz Marina Rocha Ramos Mayer produziram um ensaio contando a trajetória do Jockey Club do Paraná, primeiramente conhecido como Hipódromo do Tarumã que, em 1874, contou com a inauguração de seu primeiro espaço físico, o Prado Jácome, onde hoje se localiza o Asilo Nossa Senhora da Luz. Em 1898, com a venda do Prado Jácome, o clube de corridas construiu o Hipódromo do Guabirotuba, área que atualmente abriga a Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Somente em 1955 é inaugurado o atual imóvel, no bairro Tarumã, cedido pelo Estado para a construção da nova sede e tombado em 2005. Sua arquitetura, na época de sua inauguração, foi considerada uma das mais inovadoras da América Latina e até hoje é vista como uma das mais importantes obras da arquitetura modernista de Curitiba.