Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curitiba > Alunos de Arquitetura e Urbanismo da UTFPR ajudam a revitalizar escola municipal

REVITALIZAÇÃO

Atividade de extensão usa conhecimentos em arquitetura e urbanismo para ajudar crianças em comunidade escolar
publicado: 03/11/2022 13h24 última modificação: 03/11/2022 13h24

Estudantes e professores do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UTFPR revitalizaram a Escola Municipal Prefeito Linneu Ferreira do Amaral, no bairro Cajuru, em Curitiba. O grupo realizou obras de acabamento, pintura e de obras de arte no espaço, em março de 2019.

A atividade integra um projeto de extensão que usa conhecimentos e técnicas da Arquitetura e do Urbanismo para atender demandas de escolas públicas em comunidades carentes. O espaço reformado é uma casa de apoio da Escola Municipal. O local recebe crianças em situação de vulnerabilidade social durante o contraturno escolar. Elas recebem alimentação, aulas particulares e passam o dia brincando. Muitas moram em casas sociais.

O projeto é orientado pelos professores Isuru Yamamoto, Heverson Akira Tamashiro, Isabel Maria de Melo Borba e Marcia Keiko Ono Adriazola. Entre os trabalhos desenvolvidos estão: revitalizar e melhorar as condições de conforto térmico e acústico, tornar os espaços mais lúdicos, propor áreas de lazer, canto para leituras, melhorias na paisagem do lugar, dentre outros.

Após serem procurados pela diretora da escola, Elaine Ramm, para tentar solucionar alguns problemas no espaço escolar, os professores responsáveis pelo projeto foram ao local e perceberam a necessidade de reformas. “Foi muito emocionante a interação das crianças com os estudantes de arquitetura”, enfatiza Isabel Borba.

Projeto

O projeto de extensão “Revitalização Escola Municipal Prefeito Linneu Ferreira do Amaral”, Bairro Cajuru em Curitiba Março/2019 a Abril/ 2020 está voltado para a área temática de Educação. Após ser realizado em 2019, os alunos, sob orientação de professores do curso de Arquitetura e Urbanismo, receberam a oportunidade de realizar projetos extracurriculares, que visam atender ao tripé: ensino, pesquisa e extensão, previsto no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), da UTFPR.

O objetivo é aliar atividades acadêmicas com trabalhos que apresentem problemas reais, propondo aos arquitetos e urbanistas a realização da produção científica e o uso de conhecimentos que permitam a experimentação prática em prol da comunidade escolar.