Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curitiba > Alunos de Arquitetura e Urbanismo da UTFPR têm projeto aprovado em Concurso Internacional

PREMIAÇÃO EM ARQUITETURA

O grupo ganhou uma premiação de 500 euros, uma série de assinatura livre em revistas, gift card de 100 euros em produtos de arquitetura
publicado: 11/03/2022 16h05 última modificação: 03/11/2022 12h15
Exibir carrossel de imagens Visão do projeto premiado

Visão do projeto premiado

Seis estudantes do curso Arquitetura e Urbanismo do campus Curitiba ficaram em terceiro lugar no Concurso Internacional Mies Memorial Library, promovido pelo Arkitekturo, que é uma instituição voltada para possibilitar aos alunos a participação em disputas. O tema da edição foi imaginar como a vida e a obra de Mies van der Rohe poderiam ser homenageadas no campus do Illinois Institute of Technology (IIT), em Chicago. No total, 105 projetos foram enviados, 46 países foram representados e 3 foram selecionados, entre eles, o projeto da equipe da UTFPR.

A competição foi realizada entre outubro de 2021 e fevereiro de 2022. O projeto dos alunos da UTFPR foi um dos selecionados como finalistas. Os alunos Charles Junio Furtado da Silva, Estevão Diniz Trevisan, Gabriel Mori de Oliveira, Guilherme Fernando Pinto, Gustavo Maravieski e João Guilherme Humeniuk Lopes trabalharam em uma ideia que valoriza o acervo das obras de Mies. Eles ganharam uma premiação de 500 euros para o grupo, uma série de assinatura livre em revistas, gift card de 100 euros em produtos de arquitetura, certificado e pôsters.

Segundo Charles Furtado, um dos integrantes da equipe, “no início foi difícil acreditar que o projeto ficou em 3º lugar entre os 100 projetos do mundo todo. É uma grande honra e orgulho imenso levar o nome da universidade para uma competição internacional. É uma vitória que representa os esforços não só de nossa equipe, como dos docentes do curso de Arquitetura e Urbanismo. Ficamos imensamente felizes com a premiação e com o reconhecimento que tivemos. É certamente um incentivo para continuarmos nos esforçando e buscando vencer novos desafios em concursos por nossa vida acadêmica e profissional”.

Para Estevão Trevisan, “participar do concurso em equipe de maneira remota permitiu o desenvolvimento de um projeto que trouxe muito aprendizado por meio da troca de ideias entre os membros da equipe. Foi, também, uma extensão de atividades realizadas dentro da faculdade para um concurso de ideias internacional, em que mais de 100 equipes do mundo todo participaram”.

Isabel Borba, coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, afirma: “é com muito orgulho que recebemos a notícia de mais uma premiação internacional, fruto de um curso com um Projeto Pedagógico diferenciado, uma equipe de docentes competentes e discentes dedicados, que valorizam o ensino que recebem de uma universidade pública, gratuita e de qualidade, foi uma fórmula que deu certo”.

O Projeto apresentado pelos estudantes

Compreendendo Mies, é um trabalho que busca potencializar a desmaterialização — um conceito familiar em seus projetos, em que os elementos construtivos se encontram como planos e linhas soltas. A partir dessa intenção, o plano torna-se contemporâneo. Ao mesmo tempo em que faz uma ponte entre os trabalhos anteriores de Mies e promove a diferenciação do projeto com os demais edifícios do campus e do entorno.

Nascido nessa dicotomia entre o novo e o clássico, a planta do memorial segue a planta original do campus. É uma chamada ao passado inserida numa paisagem já consolidada que procura potencializar o eixo visual entre o novo edifício e o Crown Hall, criando juntamente com o novo acesso uma nova perspectiva para a obra de Mies. Por meio desse novo eixo, a modulação enfatiza o novo edifício, que repete a grade proposta pelo Crown Hall, em que faz a referência e mantém a aparência do local.

Concurso Internacional Mies Memorial Library

O concurso tem o objetivo de homenagear as obras de Mies van der Rohe’s, arquiteto alemão, considerado um dos principais nomes da arquitetura do século XX. Ele doou mais de dezoito mil peças de sua obra para o Museu de Arte Moderna (MoMA). Outras coleções de suas obras também são encontradas no Art Institute of Chicago, na Library of Congress em Washington DC, no Canadian Centre for Architecture em Montreal ou no próprio Crown Hall do IIT.

Todas essas peças estão sãs e salvas. No entanto, há uma diferença entre preservação e celebração, e acredita-se que a obra de Mies merece ser celebrada. Por causa desse desafio, considerou-se que o campus do IIT, no South Side de Chicago, planeja fazer um movimento para trazer muitas dessas peças de volta ao seu campus para estabelecer a nova “Mies Memorial Library”. Um edifício destinado não só a preservar, mas também a celebrar a vida, as obras e as contribuições de um dos pais fundadores da arquitetura moderna. Um edifício capaz de encorajar os jovens arquitetos a serem ambiciosos e lembrar os consagrados de nunca se acomodarem.

O Arkitekturo

O Arkitekturo é uma instituição com objetivo de desenvolver habilidades e criar um ecossistema global para estudantes de diferentes escolas, países, culturas e origens se unirem e explorarem os desafios e oportunidades dos concursos de arquitetura, sem a pressão das notas ou a necessidade de limitar seu processo de design de qualquer forma.