Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curitiba > Aplicativo social desenvolvido na UTFPR Curitiba recebe Oscar do Design

Aplicativo social desenvolvido na UTFPR Curitiba recebe Oscar do Design

DESIGN

Design de Impacto Social recebe premiação no iF Design 2021
publicado: 11/08/2021 18h07 última modificação: 12/11/2022 19h44
Exibir carrossel de imagens Foto: Acervo pessoal

Foto: Acervo pessoal

O projeto de extensão do aplicativo NÓS (Nosso Olhar Solidário), ganhou o iF World Design Guide - Social Impact Prize 2021, Oscar da área do Design, contemplado com apoio financeiro, junto a outros projetos globais de relevância social. O aplicativo conecta quem está precisando de ajuda com quem está disposto a ajudar, por georreferenciamento, oportunizando boas ações.

O app cadastra entidades e ações de Curitiba e Região Metropolitana (RMC) para o recebimento de doações de pessoas físicas e instituições. A partir da conexão com quem quer realizar as doações, o app auxilia famílias, crianças e jovens, idosos, pessoas em tratamento de saúde e pessoas com deficiência. O olhar solidário, proposto pelo NÓS, fortalece os laços na sociedade distanciada pela pandemia.

Além do NÓS, o laboratório UTLab Design coordenado por Eunice Liu, docente do Departamento Acadêmico de Desenho Industrial (DADIN), possui outros projetos no iF World Design Guide (Fazenda Urbana e Campanha contra Crise Hídrica).

Projeto

Desenvolvido durante a pandemia, no campus Curitiba, a extensão foi elaborada com a coordenação das docentes Simone Crocetti, do Departamento Acadêmico de Eletrônica (DAELN), e Eunice Liu. O projeto conta com a participação de estudantes da UTFPR, da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e com mais de 46 voluntários que já se envolveram com a ação.

O aplicativo contém um banco de dados humanizado, que faz a verificação de necessidades reais das instituições e advogados voluntários aplicam o protocolo KYP (Know Your Partner), para assegurar a confiabilidade das instituições.

"Diante dos desafios que o mundo vive, há inumeráveis oportunidades para ação por meio design, esperamos que o Nós possa impactar o nosso entorno e realmente ajudar pessoas, nossos semelhantes", afirma Eunice Liu.

O projeto com 15 meses de vida tem impacto previsto em 180 mil pessoas e pode ser baixado em versão Android ou iOS, com registro de patente no Instituto Nacional da Propriedade Industrial. É possível obter mais informações sobre o projeto através do Instagram oficial do NÓS.