Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curitiba > Apresentação da CUFA-PR é realizada em parceria com a UTFPR

Apresentação da CUFA-PR é realizada em parceria com a UTFPR

Cursos de Engenharia discutem projeto de desenvolvimento urbanístico em favelas
publicado: 11/06/2022 09h57 última modificação: 03/11/2022 12h12
Exibir carrossel de imagens A apresentação ocorreu na Sede Centro do Campus Curitiba. (Foto: Acervo pessoal)

O campus Curitiba recebeu representantes da Central Única das Favelas Paraná (CUFA/PR), no último dia 1º de junho, na Sede Centro, para uma palestra aos alunos da disciplina de Introdução a Engenharia dos Cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia de Controle e Automação. A apresentação visou estreitar a parceria a ser firmada entre a CUFA e UTFPR para viabilizar a realização de atividades de extensão previstas para as próximas matrizes curriculares dos respectivos cursos, que por lei deverão ficar em 10% da carga horária de cada curso.

No evento foram expostas as dificuldades encontradas pelas populações que habitam os territórios das favelas e ao mesmo tempo levantadas as possibilidades de ações locais como: urbanização, desenvolvimento de equipamentos, capacitação de moradores, e ações voltadas à circulação da economia local. A proposta de execução do projeto acontecerá por meio de quatro disciplinas extensionistas do curso de Engenharia Elétrica e de Engenharia de Controle de Automação, sendo uma delas a disciplina de Introdução à Engenharia.

O encontro contou com a participação de José Campos Jardim (Presidente da CUFA-PR) e Wanderley Mafra (Diretor Administrativo); além da presença dos professores Roberto Candido, Alvaro Alencar Peixoto e Miguel Antonio Sovierzoski, todos professores do Departamento Acadêmico de Eletrotécnica (DAELT), e dos alunos do primeiro período dos cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia de Controle de Automação do campus Curitiba.

De acordo com Roberto Candido, professor do DAELT: “A favela tem necessidade de toda ordem, a ideia da parceria é fazer com que tenham disciplinas chamadas de extensionistas para devolver à sociedade o que recebem na UTFPR.

Saiba mais sobre a CUFA Paraná

A Central Única das Favelas é uma organização sólida, reconhecida nacionalmente pelas esferas políticas, sociais, esportivas e culturais que visa promover atividades nas áreas da educação, lazer, esportes, cultura, saúde e cidadania. Além disso, promove, produz, distribui e veicula a cultura hip hop com publicações, discos, vídeos, programas de rádio, shows, concursos, festivais de música, cinema, oficinas de arte, exposições, debates, seminários e outros meios. Essas são as principais formas de expressão da Instituição no Paraná e servem como ferramentas de integração e inclusão social.