Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curitiba > Avaliação de docentes pelos discentes acontece até 27 de novembro

Avaliação de docentes pelos discentes acontece até 27 de novembro

Processo permite que estudantes da graduação avaliem seus professores
publicado: 09/11/2023 17h23 última modificação: 09/11/2023 17h23

A avaliação do docente pelo discente é um questionário em que os alunos de graduação avaliam os professores que ministraram unidades curriculares durante o semestre letivo. É uma oportunidade para que os alunos contribuam com a melhoria da qualidade dos cursos. Os itens de avaliação contemplam o planejamento, o relacionamento e o ensino-aprendizagem da disciplina. O processo deve ser realizado pelo Portal do Aluno até 27 de novembro.

A avaliação é realizada usando o sistema de estrelas, em que uma estrela é a nota mínima e cinco é a nota máxima. Os estudantes dão estrelas para o planejamento do professor, o relacionamento dos professores com os alunos, os métodos de ensino, procedimentos de avaliação e também fazem uma autoavaliação. O professor só tem acesso ao resultado da avaliação após o término do semestre.

A partir dos resultados, os docentes e coordenações podem rever, planejar e aplicar ações que visem a constante busca pela melhoria do relacionamento professor/aluno. “A avaliação do docente pelo discente proporciona aos alunos a participação efetiva na busca pela excelência no ensino e aos professores os retornos esperados, e muitas vezes necessários, ao bom andamento de suas práticas pedagógicas. Também permite que os estudantes expressem suas opiniões sobre as diferentes habilidades dos professores nas disciplinas ministradas”, explica Thais Mariane Biembengut Faria, assessora de avaliação institucional da UTFPR Curitiba.