Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curitiba > Bibliotecas da UTFPR Câmpus Curitiba recebem novos computadores

Bibliotecas da UTFPR Câmpus Curitiba recebem novos computadores

publicado: 05/12/2017 16h10 última modificação: 05/12/2017 16h23

Um dos maiores pedidos dos alunos está sendo atendido pelas Bibliotecas de Curitiba (DEBIB-CT). Desde o final de outubro já estão em funcionamento 28 novos computadores para acesso e pesquisa na Internet e também para a preparação de trabalhos. Os novos equipamentos eram umas das prioridades apontadas por um estudo realizado em 2015 entre os usuários do local de estudo e foram adquiridos pela Diretoria de Graduação e Educação Profissional (DIRGRAD), projeot autorizado pelo Diretor-Geral do câmpus, prof. Cezar Augusto Romano

De acordo com a chefe da DEBIB-CT, Lucia Littiere, a aquisição dos computadores supre a principal reclamação dos estudantes e demais usuários já que o sistema antigo, chamado de Thin Client – conectados a um servidor remoto, não estava funcionando a contento. “A conexão com a internet era lenta e os programas não satisfaziam ao desejo dos estudantes. Isso acaba com a nova aquisição”, justifica.

Assim, a troca pelos novos equipamentos põe fim ao principal problema apontado pelos alunos, já que outra alternativa seria cada um deles trazer um notebook toda vez que precisasse usar a Biblioteca. “Os novos computadores são equipados com hardware de configuração moderna e têm os principais programas necessários para a pesquisa na internet e também na confecção dos trabalhos”, aponta Lucia Littiere.

Do total de 28 equipamentos adquiridos pela DIRGRAD, 15 deles estão disponíveis aos usuários no salão principal da DEBIB-CT, cinco estão no andar de periódicos e os outros oito estão disponíveis na sede do Ecoville. “Para utilizá-los basta colocar login e senha, não é necessário pedir autorização e o uso acontece conforme a chegada ao local, além do que o estudante pode usar a máquina pelo tempo necessário”, completa.