Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curitiba > Caça ao “cool”: dissertação pesquisa tendências de mercado
conteúdo

Notícias

Caça ao “cool”: dissertação pesquisa tendências de mercado

CIÊNCIA

"Coolhunting" é metodologia que transforma tendências em estratégias
publicado: 29/11/2023 10h12 última modificação: 29/11/2023 10h12

Uma pesquisa de mestrado desenvolvida no Programa de Pós-Graduação de Administração (PPGA) da UTFPR campus Curitiba investigou os métodos usados pelas organizações para identificar as tendências. Este processo é chamado de “coolhunting”, em tradução livre, caça ao legal. Por meio dele, os profissionais de marketing pesquisam e preveem o que vai entrar na moda nas mais diversas áreas, criando estratégias de mercado. 

A “Caça ao ‘cool’": uma investigação dos caminhos metodológicos trilhados por profissionais que pesquisam tendências para organizações” é a dissertação de mestrado de Andrea Greca Krueger, com orientação do professor Alexandre Graeml. Para realizar o estudo, Andrea entrevistou oito especialistas que trabalham há pelo menos cinco anos pesquisando tendências para organizações. O objetivo da pesquisa é entender os processos por trás desse trabalho. 

“Não pesquisei, especificamente, as tendências em si. A pesquisa foi sobre os métodos de pesquisa de tendências utilizados por profissionais a serviço de organizações. Ou seja, quis descobrir como essas pessoas chegavam às tendências. De modo geral, os entrevistados pesquisam tendências sobre comportamento de consumo e marketing”, explica a autora. 

A estudante realizou análise de conteúdo para encontrar padrões entre os entrevistados. “Obtive resultados bastante interessantes e foi um processo de aprendizados intensos. Em resumo, a conclusão é que os profissionais que pesquisam tendências para organizações seguem caminhos metodológicos similares, que contemplam três fases, que na dissertação chamei de passos. Os passos iniciais são a fase de exploração e observação de sinais de tendências; coleta de dados; os intermediários contemplam a análise e validação dos dados; os finais são a tradução e a transformação dos dados em resultados objetivos e acionáveis por parte das organizações”, finaliza.