Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curitiba > CALEM abre inscrições para prova de nivelamento dos cursos de idiomas

CALEM abre inscrições para prova de nivelamento dos cursos de idiomas

publicado: 14/11/2018 13h15 última modificação: 14/11/2018 13h16

Reportagem: Geisa Costa (COMORG – DALIC, campus Curitiba)

O Centro de Línguas Estrangeiras Modernas (CALEM) está com inscrições abertas até o dia 14 de novembro para a prova de nivelamento dos cursos de idiomas oferecidos pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). A prova, que ocorre no dia 23 de novembro, serve para determinar o nível do estudante em relação ao conhecimento da língua escolhida, e não tem custo. Além disso, é importante dizer que a realização do teste não garante vagas nos cursos, pois a matrícula só é realizada durante o período normal de matrículas da UTFPR. Os resultados da prova deste ano valem para matrículas nos dois próximos semestres.

Conforme o resultado do nível de conhecimento e domínio da língua, é possível conseguir o Toeffel, que é o certificado mais importante para quem deseja estudar em outro país e precisa da comprovação de domínio da língua. São oferecidos o teste de nivelamento para quatro línguas: inglês, francês, alemão e português para estrangeiros. Estudantes da universidade e a comunidade em geral podem se inscrever, sendo necessário apenas levar um documento e um comprovante de conhecimento prévio da língua (certificado de alguma escola ou histórico escolar, por exemplo). As inscrições são feitas no Departamento Acadêmico de Línguas Estrangeiras Modernas (DALEM), no bloco E da sede centro.

As provas são realizadas na própria UTFPR, sede Centro (o ensalamento será divulgado posteriormente, conforme a inscrição dos interessados). Os avaliadores são profissionais que atuam na universidade e a avaliação se dará de forma escrita e oral. No final, é indicado o nível que o aluno pode se matricular nos diversos estágios dos cursos de línguas ofertados pelo CALEM. Informações pela página do DALEM: http://dalem.ct.utfpr.edu.br/