Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curitiba > Câmpus Curitiba lança Rede Empreendedora

Câmpus Curitiba lança Rede Empreendedora

publicado: 11/10/2017 17h05 última modificação: 11/10/2017 17h05

Promover a cultura empreendedora, alavancar o crescimento do segmento empresarial e contribuir para o desenvolvimento econômico regional. Com essa premissa a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Câmpus Curitiba lançou a Rede Empreendedora, um espaço de relacionamento e colaboração, composto por empresas de alunos e professores egressos da Instituição de Ensino Superior (IES), além de empresas incubadas e graduadas na Incubadora de Inovações Tecnológicas (IUT). O evento ocorreu na última quinta-feira (21), no Teatro da Sede Centro, na edição do II Fórum Empresarial e Comunitário (Forec-CT).

De acordo com o titular da Diretoria de Relações Empresariais e Comunitárias (Direc), professor Paulo Apelles Camboim de Oliveira, a Rede Empreendedora está à disposição para a contratação de serviços especializados e de qualidade com profissionais que são referência no mercado. “A UTFPR figura entre as melhores universidades do Brasil e, desde sempre, tem formado profissionais de excelência, nas mais variadas áreas do conhecimento”, afirmou o diretor.

O evento contou com a presença de autoridades acadêmicas, representantes da Prefeitura Municipal de Curitiba, da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), da Associação Comercial do Paraná (ACP) entre outras instituições. Na ocasião, o reitor da UTFPR e o diretor do Câmpus Curitiba, professores Carlos Alberto Pilatti e Cesar Augusto Romano, ressaltaram a importância de produzir conhecimento socialmente significativo, a fim de reduzir os muros entre a academia e a comunidade. “Formamos pessoas para serem protagonistas de suas histórias e queremos que a cultura empreendedora atraia universitários, a fim de produzir tecnologia em benefício da sociedade”, destacou o professor Romano.

A Rede Empreendedora contribui para estimular o ecossistema de empreendedorismo e inovação, fortalecendo a cultura empreendedora na comunidade universitária. “A intenção é promover a geração de novos negócios e agregar valor ao ecossistema de Curitiba, nos mais diversos nichos de mercado”, ressaltou o professor Paulo, destacando que essas empresas geram centenas de empregos diretos e movimentam milhões em negócios, anualmente.

Com base no conhecimento científico e tecnológico gerado na UTFPR, a Rede Empreendedora deve fortalecer ações de parceria. “A partir de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI) será intensificado o apoio ao desenvolvimento tecnológico em produtos, serviços, processos, marketing e métodos organizacionais, nos empreendimentos em todos os setores da economia regional”, explica o diretor.

Ainda segundo o professor Paulo, “mesmo antes do lançamento, a Rede Empreendedora já conta com 70 empresas cadastradas, mas a expectativa é que o número aumente até o final deste ano”. Esse cadastro é feito exclusivamente pela Internet, no seguinte endereço eletrônico: http://www.redeempreendedora.ct.utfpr.edu.br.

Interação com a comunidade

A Rede Empreendedora foi lançada durante o Fórum Empresarial e Comunitário (Forec), uma iniciativa da UTFPR, que tem como objetivo promover a interação da Instituição com a sociedade e o segmento empresarial, visando o contínuo aperfeiçoamento das atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Nesta edição do Forec, o empresário Carlos Alberto Jayme, da Cinq Technologies, organização empresarial que atua no Brasil e nos Estados Unidos com o desenvolvimento de software, ministrou uma palestra, destacando o papel da Universidade Tecnológica na formação de empreendedores locais.

Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Câmpus Curitiba

Diretoria de Relações Empresariais e Comunitárias (Direc)