Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curitiba > Incubadora de Inovações do campus Curitiba recebe Prêmio Habitats PR de Inovação 2021

INOVAÇÃO

O anúncio aconteceu durante a abertura do Conecta 2021, quando a Incubadora de Inovações foi contemplada nas categorias de negócios em desenvolvimento
publicado: 02/09/2021 13h48 última modificação: 03/11/2022 13h43
Exibir carrossel de imagens Da esquerda para a direita: Daniel Vitor Ruiz, Rene Lopes da Silva (colaboradores) e Ian Cavalcante (CEO da Neosilos).

Incubadora de Inovações do campus Curitiba da UTFPR recebe Prêmio Habitats PR de Inovação 2021 pelos resultados com a empresa incubada Neosilos. A premiação, oferecida pelo SEBRAE-PR em parceria com a Rede Paranaense de Incubadoras e Aceleradoras (Reinova), foi divulgada em evento no dia 25 de agosto e analisou 33 ambientes de inovação, ou "habitats", em todo o estado.

"Ambientes de inovação" é como são chamadas as incubadoras, ou seja, empresas e órgãos, que podem ser ligados a governos e universidades, que prestam assessoria e outros tipos de apoio para startups, as empresas iniciantes com projetos inovadores baseados em tecnologia. O anúncio dos 11 ganhadores, entre os quais está a Incubadora de Inovações da UTFPR-CT, aconteceu durante a abertura do Conecta 2021, evento de empreendedorismo e inovação.

A Incubadora do campus Curitiba foi premiada na categoria de negócios em desenvolvimento. Na mesma categoria, outros dois campus da UTFPR também foram premiados (Ponta Grossa e Cornélio Procópio). Carolina Silvestre Cândido Rocha, professora que coordena a Incubadora, conta que "ter um empreendimento incubado aqui no campus Curitiba com qualidade reconhecida por premiação, como foi a Neosilos, demonstra a consistência do nosso trabalho. A assessoria, o networking, contato com professores, laboratórios, mentores, etc, toda a estrutura que a incubadora oferece às nossas startups traz um resultado nítido."

Neosilos - inovação na indústria de grãos

A startup reconhecida pelo SEBRAE-PR e pela qual a Incubadora recebeu o Prêmio Habitats PR foi a Neosilos. A empresa foi idealizada e é dirigida pelos egressos do Campus Ian Cavalcante, CEO (diretor executivo) da Neosilos, e Jacqueline Almeida, CTO (diretora de tecnologia). Ian formou-se em Engenharia Mecânica pela UTFPR Curitiba e fez mestrado no Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica (Posmec) da UFSC - Florianópolis; Jacqueline é bacharel em Sistemas de Informação e atualmente mestranda em Computação Aplicada, ambos os cursos pelo campus Curitiba.

Os principais beneficiários da solução desenvolvida pela startup são as cooperativas agroindustriais e os produtores rurais que comercializam grãos. Utilizando tanto hardware como software criados pela própria Neosilos, a empresa criou um sistema que analisa a qualidade dos grãos a serem vendidos. Até agora, esse processo é realizado com base nas opiniões individuais de vendedores e compradores sobre os grãos. Com a solução desenvolvida pela incubada, cria-se uma plataforma automatizada e que classifica o produto por um padrão objetivo, padronizado e que aumenta a transparência nas transações.

"A incubação é extremamente importante para uma empresa nascente de base tecnológica, pois são ofertadas mentorias com profissionais e professores de elevada experiência de mercado, que não medem esforços para que os empreendedores se desenvolvam, e consequentemente, obtenham sucesso em suas jornadas" - destaca Ian. Além dos recursos humanos à disposição, o egresso diretor da Neosilos ressaltou a importância da infraestrutura oferecida pela Incubadora do campus Curitiba, como acesso aos equipamentos dos laboratórios da UTFPR, espaço físico, acesso à internet de alta velocidade, pesquisas em bancos de dados de literatura revisada, etc.

Site da empresa: neosilos.com

Vídeo ilustrativo da solução desenvolvida: https://youtu.be/81qi5WNocwA

Mais informações do evento: https://portal.utfpr.edu.br/noticias/geral/utfpr-e-a-grande-vencedora-do-premio-habitats-pr-de-inovacao