Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curitiba > Campus Curitiba traz palestra sobre intercâmbio em escola francesa

Campus Curitiba traz palestra sobre intercâmbio em escola francesa

INTERCÂMBIO, S´IL VOUS PLAIT

Evento apresentou o INSA da cidade de Lyon
publicado: 03/11/2022 10h57 última modificação: 03/11/2022 10h57

No âmbito do Global Talk, o campus Curitiba recebeu o professor francês Guy Athanaze para apresentar o instituto INSA de Lyon, os cursos e oportunidades de programas de mobilidade para estudantes internacionais. A palestra, realizada em francês com tradução simultânea, ocorreu no miniauditório da sede Centro na quarta-feira (15/6).

INSA é a sigla para Institut National des Sciences Appliquées. Essa escola específica, fica na cidade de Lyon, França, e já recebeu cerca de 20 estudantes do campus Curitiba para realização de mobilidade acadêmica e dupla diplomação. Professor Guy é responsável pelo ensino de matemática para estudantes ingressantes no Programa AMERINSA, daquela academia, que recebe os estudantes da UTFPR. No AMERINSA, 50% dos alunos são franceses, e os outros 50%, latinos.

INSA(s)

O professor explicou que o INSA de Lyon é o mais imporante dos sete INSAs que existem na França. Foi criado logo após a segunda guerra mundial, quando o país era extremamente agrícola, e tinha a proposta de transformar um aluno do meio rural em engenheiro. Não há nenhum INSA em Paris, essas escolas ficam todas no interior do país.

O INSA Lyon forma 10% de todos os engenheiros da França, e funciona também como centro de pesquisas. Um terço de seus alunos são bolsistas e é uma das mais bem classificadas escola de engenharia da França. Tem 6300 estudantes, dos quais 28% são internacionais; 680 funcionários administrativos e técnicos e 740 professores e pesquisadores. 59% dos alunos do INSA encontra trabalho antes de se graduar, segundo os dados apresentados por Guy.

O INSA Lyon é a única escola francesa que acolhe estrangeiros desde o primeiro ano da graduação. Seu plano de estudos consiste em dois anos de ensino "básico" igual para todos os alunos ingressantes na engenharia, e depois 3 anos de "master", que são as diferentes especialidades ou "engenharias", totalizando, assim, 5 anos para obtenção do diploma.

E para as especialidades ofertadas pelo INSA Lyon na engenharia existem nove departamentos: Biociências; Informática; Eng. Elétrica; Eng. Industrial; Eng. Mecânica; Eng. Civil e Urbanismo; Ciência e Engenharia de Materiais; Telecomunicações, Serviços e Usos; e Engenharia Energética e Meio-ambiente

***

O Global Talk é promovido pelo Departamento de Relações Internacionais (DERINT) do campus Curitiba com a finalidade de trazer informações e oportunidades para os estudantes que querem fazer intercâmbio.

Vídeo da palestra com mais informações:

Para saber mais sobre esta e outras possibilidades de intercâmbio e algumas experiências de quem já foi: https://www.instagram.com/internacionalutfpr/