Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curitiba > Cientistas da UTFPR estão no ranking dos mais influentes da América Latina

Cientistas da UTFPR estão no ranking dos mais influentes da América Latina

RANKING

Ranking considera o desempenho científico e o valor agregado da produção individual dos pesquisadores
publicado: 20/10/2021 16h02 última modificação: 03/11/2022 13h25
Professores da Universidade Tecnológica Federal do Paraná são citados no AD Scientific Index Ranking 2021 (imagem: DIRCOM/UTFPR)

Professores da Universidade Tecnológica Federal do Paraná são citados no AD Scientific Index Ranking 2021, que enumera os cientistas mais influentes da América Latina. No total, 16 pesquisadores da universidade foram listados. A universidade ficou na 81ª colocação no Brasil.

O diretor da Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação do campus Curitiba (DIRPPG-CT), Julio Cesar Rodrigues de Azevedo, comemora o desempenho da UTFPR e, especialmente, do campus Curitiba, que teve a criação do primeiro curso de pós-graduação em 1988, mas com maior ênfase somente em 2010. “É um resultado excepcional, indicando que atuamos fortemente para a desenvolvimento da pesquisa no Brasil e na América Latina. Considerando que nossa pós-graduação na instituição é ‘nova’, o desempenho dos pesquisadores do Campus Curitiba foi altamente produtivo, não só considerando o ranking, mas todas as pesquisas que desenvolvemos nas grandes áreas: Ciências Exatas e da Terra, Engenharias, Ciências Sociais Aplicadas, Linguística, Letras e Artes, Ciências Humanas”, afirma.

Campus Curitiba

No campus Curitiba, o primeiro lugar ficou com o professor Adriano Lima Silva, do Departamento Acadêmico de Educação Física.  O pesquisador tem mais de 100 artigos internacionais publicados em periódicos científicos. Ele  se dedica a pesquisar nutrição esportiva. “Basicamente, desenvolvemos projetos de pesquisa para encontrar novas dietas e suplementos que melhorem o desempenho de atletas. Além disso, também desenvolvemos projetos de pesquisa para identificar suplementos nutricionais que, combinados ao exercício físico, possam ser usados no tratamento de algumas doenças”, explica.

Para o cientista, o resultado positivo no ranking é reflexo do trabalho de muitas pessoas. “Fiquei feliz pelo reconhecimento, embora ache esses rankings individuais atemporais e, de certa forma, injustos. Ciência não se faz sozinho, então esse resultado é na verdade a combinação do esforço de muita gente que não aparece no ranking”, finaliza.

Ranking

O ranking considera o desempenho científico e o valor agregado da produção individual dos pesquisadores, de acordo com as características científicas individuais e com as pontuações e citações do Google Scholar.

Clique aqui para acessar o ranking na íntegra. https://www.adscientificindex.com/?con=Latin%20America

Os três primeiros colocados no ranking no campus Curitiba da UTFPR foram:

1)  Adriano Lima Silva Departamento Acadêmico de Educação Física
2)  Eduardo Leite Kruger Departamento Acadêmico de Construção Civil