Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curitiba > Cinedebate no dia 30 de março discute relações de gênero

Cinedebate no dia 30 de março discute relações de gênero

A iniciativa é uma das ações de comissão criada no final de 2022
publicado: 29/03/2023 09h39 última modificação: 29/03/2023 09h39
Estudantes do campus Curitiba (Foto: Aline Nunes).

Na próxima quinta-feira, 30 de março, às 17h, será realizado o Cinedebate "Mercury 13 e as Mulheres na Ciência". A iniciativa faz parte das ações da Comissão de Relações de Gênero da UTFPR, criada no final de 2022. De acordo com Cláudia Bragança, servidora do Núcleo de Acompanhamento Psicopedagógico e Assistência Estudantil (NUAPE),  "aproveitaremos esse momento para iniciar o debate e as proposições mediante a necessidade da criação de uma política institucional de enfrentamento às situações de discriminação, assédio, violência de gênero e outras formas de violação dos direitos humanos das mulheres e da população LGBTQIAPN+ no âmbito da instituição".  Segundo ela, o foco é oficializar a demanda de implantação da política, focando na erradicação dos casos de assédio sexual na universidade.

O objetivo da comissão é colaborar para a consolidação da cultura de equidade de gênero na UTFPR. As ações começaram em março, em referência ao oito de março, Dia Internacional da Mulher. “A comissão também tem como objetivo iniciar a reflexão sobre as relações de gênero na instituição e os seus desdobramentos na cultura, direitos humanos, masculinidades, negritudes, combate à misoginia e outras discussões necessárias para a construção de uma política embasada e comprometida na erradicação das desigualdades de gênero no âmbito da universidade", afirma Cláudia.

Atividades Recentes

Em março deste ano foi realizada a exposição “Cantar e Sonhar com o Samba de Dona Ivone Lara”, originada do edital de Bolsas de Incentivo à Produção Artística e Cultural (BIPAC), coordenado pela Flavia Cordeiro do campus Guarapuava, presidente da Comissão de Relações de Gênero. Focada na vida e na obra da cantora Dona Ivone Lara,  a exposição evidencia sua “condição de mulher preta, artista, assistente social e enfermeira. Além de Guarapuava, a exposição também passou por Apucarana, Pato Branco, Londrina e Cornélio Procópio. Este ano ainda vai passar por Toledo Francisco Beltrão, Dois Vizinhos e Curitiba".

A Comissão é composta por servidoras, servidores e estudantes da Reitoria e dos campi Guarapuava, Curitiba, Ponta Grossa, Pato Branco, Londrina, Toledo, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Dois Vizinhos, Santa Helena e Apucarana.

Saiba mais sobre os eventos organizados pela Comissão de Relações de Gênero nesta matéria.

Cinedebate Mercury 13 e as Mulheres na Ciência

Miniauditório UTFPR Curitiba - Sede Centro, Bloco J, térreo

30 de março, quinta-feira, às 17h

Não é necessário se inscrever