Notícias
Clube de Programação promove competição em dezembro
EXTENSÃO
O Clube de Programação, projeto de extensão coordenado pelo professor Leandro Zatesko, do Departamento Acadêmico de Informática (DAINF), está com inscrições abertas para a UTF.c, Competição de Programação. O evento ocorre dia 2 de dezembro, sábado, das 13h às 19h, incluindo abertura e premiação e comentários sobre as soluções dos problemas; as inscrições vão até 26 de novembro.
A competição se destina a programadores de todos os níveis e de todos os cursos, não apenas do DAINF, incluindo alunos que estejam cursando disciplinas introdutórias de Programação. Leandro explica que “a competição é aberta a outras instituições, inclusive do ensino médio, que tenham programação nas suas grades, como o Instituto Federal do Paraná (IFPR)”.
“O objetivo é fortalecer a comunidade regional de programadores e programadoras, estabelecendo pontes entre os diversos cursos dos campi da UTFPR e com outras instituições. Esperamos que, com esse primeiro contato de muitos estudantes com o mundo da Programação Competitiva, eles possam se interessar, vir participar do Clube de Programação, e ter uma grande complementação na sua formação, inclusive tendo acesso a oportunidades profissionais”, detalha Zatesko.
Programação Competitiva
Programação Competitiva é uma modalidade de programação em que o objetivo é formular soluções computacionais para desafios específicos. “Na maior competição de Programação do Brasil, a Maratona de Programação, os estudantes competem em times de três integrantes e precisam tentar resolver o maior número de problemas (de um caderno com cerca de 12 problemas) em cinco horas de prova, demonstrando criatividade, genialidade e repertório para atacar cada problema dentro das restrições impostas pelos enunciados. No UTF.c, seguiremos esse formato de competição, mas numa prova mais curta, de apenas três horas e exigindo menos repertório”, contou o professor.
Clube de Programação
Em 2023, o Clube de Programação alcançou 130 pessoas de diversas instituições. Estão participando da organização do evento professores e estudantes da UTFPR, da UFPR, e da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Participam da equipe executora do projeto atualmente 18 estudantes, da UTFPR-CT, da UFPR, e da UDESC.
Mais informações: