Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curitiba > Comissão apresenta aos servidores o Programa de Gestão e Desempenho (PGD)

Comissão apresenta aos servidores o Programa de Gestão e Desempenho (PGD)

REUNIÃO PGD

Projeto piloto do PGD será realizado no campus Curitiba
publicado: 03/11/2022 10h49 última modificação: 03/11/2022 10h49
Legenda: O Programa de Gestão de Desempenho foi apresentado aos servidores da UTFPR e vai ser testado na universidade nos próximos meses. (Foto: ASCOM-CT - Aline Nunes)

A Comissão Central de Implantação da Experiência Piloto do Programa de Gestão e Desempenho (PGD) da UTFPR apresentou o programa e tirou as dúvidas dos servidores em uma reunião realizada no auditório da sede Centro, no dia 24 de outubro. Durante os próximos três meses, alguns departamentos do campus Curitiba e da reitoria vão realizar um piloto do PGD, para testar o funcionamento do sistema que será usado, das tabelas de atividades e dos planos de trabalho dos envolvidos.

Com base nos resultados da experiência, a instituição vai analisar a implantação do programa na Uuniversidade, de acordo com as normas e procedimentos que forem estabelecidos. A decisão será do Conselho Universitário (COUNI) e deve ocorrer no primeiro semestre de 2023, de acordo com o cronograma da comissão.

Piloto

O piloto será realizado no Campus Curitiba, na Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos (COGERH), na Coordenadoria de Gestão de Tecnologia da Informação (COGETI), no Departamento de Orçamento, Finanças e Contabilidade (DEOFI) e no Departamento de Materiais e Patrimônio (DEMAP).

Instrução Normativa

O PGD foi proposto pelo Ministério da Economia por meio da Instrução Normativa nº 65 de 2020. A IN apresenta orientações e critérios para a realização do teletrabalho integral ou parcial na administração federal.

De acordo com a IN, as atividades realizadas pelos servidores que aderirem ao programa precisam ter resultados mensuráveis, com metas, prazos e entregas previamente definidos com as chefias, com foco na produtividade e nos resultados e não no controle de frequência.  O teletrabalho não pode reduzir a capacidade de atendimento ao público interno e/ou externo dos setores.

Inovação e trabalho criativo

O objetivo do PGD é promover a produtividade e a qualidade das entregas, atrair e manter talentos, contribuir com a motivação e com a qualidade de vida dos participantes. O programa também pretende reduzir os custos do poder público e estimular o trabalho criativo e a inovação.