Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curitiba > Comissão apresenta proposta do Parque Científico e Tecnológico da UTFPR Curitiba

PROPOSTA

O objetivo é que o Parque Tecnológico seja um espaço de relação entre a academia, o setor produtivo e a comunidade, desenvolvendo atividades de relações empresariais, de inovação, de empreendedorismo e de extensão universitária
publicado: 01/12/2021 11h25 última modificação: 03/11/2022 13h24
Vista aérea da Sede Neoville da UTFPR campus Curitiba

A Comissão de Estudo e Elaboração do Projeto de Constituição e Implementação do Parque Tecnológico da UTFPR apresentou na sexta-feira, 25 de novembro, a proposta de implantação do parque, que será sediado na sede Neoville, em Curitiba. O trabalho é resultado das atividades realizadas pelos professores que compõem a comissão durante os últimos três meses. A proposta será levada ao COUNI para apreciação.

O projeto prevê a criação de ambientes especializados e cooperativos voltados para a realização de negócios baseados em ciência, inovação e tecnologias sustentáveis.  O objetivo é que o Parque Tecnológico da UTFPR seja um espaço de relação entre a academia, o setor produtivo e a comunidade, com destaque para ações da área de relações empresariais, desenvolvimento de projetos de pesquisa tecnológica, em parceria com instituições públicas e/ou privadas. No local serão desenvolvidas atividades de relações empresariais, de inovação, de empreendedorismo e de extensão universitária.

De acordo com a deliberação 22/2014 do COUNI/UTFPR, que aprovou o regulamento de parques científicos e tecnológicos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, o Parque Científico e Tecnológico é um complexo organizacional de caráter científico e tecnológico, que poderá abrigar Hotel Tecnológico, Incubadora de lnovação Tecnológica, empresas de base tecnológica, Núcleo de lnovação Tecnológica e Centros de Pesquisa e lnovação, tecnologias sociais, sendo agente promotor da cultura da inovação, competitividade industrial, capacitação empresarial e transferência de conhecimento e tecnologia entre universidades, centro de pesquisa e empresas, com o objetivo de promover, o desenvolvimento regional local e a geração de riquezas para a comunidade.

Parque Científico e Tecnológico

O parque poderá sediar:

1. Laboratórios de pesquisa, desenvolvimento e certificação;
  2. Hotel Tecnológico e lncubadoras;
  3. Empresas que atendam o objetivo do PCT-UTFPR;
  4. Startups;
  5. Entidades setoriais e de representação empresarial, tecnológica ou científica;
  6. Organizações de apoio à infraestrutura condominial do PCT-UTFPR;
  7. Outras organizações que atendam os objetivos do PCT-UTFPR.

A comunidade universitária pode contribuir com o projeto, escrevendo para (walmorgodoi@utfpr.edu.br) até 6 de dezembro de 2021.

Comissão

A Comissão de Estudo e Elaboração do Projeto de Constituição e Implementação do Parque Tecnológico da UTFPR (Comissão Portaria GADIR-CT 688-2021) foi composta pelos professores Ana Paula Myszczuk, do Departamento de Gestão e Economia e da Diretoria de Relações Empresariais e Comunitárias do Campus Curitiba, Andrea de Souza, do Departamento de Gestão e Economia do Campus Curitiba, Maria Lúcia Figueiredo Gomes de Meza, do Departamento de Gestão e Economia, Ricardo Fernandes da Silva e Walmor Cardoso Godoi, do Departamento de Física e da Diretoria de Relações Empresariais e Comunitárias do Campus Curitiba.

Para sabe mais a respeito desta proposta, acesse: Proposta Parque Tecnológico