Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curitiba > Comunidade acadêmica da UTFPR participa de testagem para assintomáticos realizada pela UFPR

COVID-19

publicado: 18/05/2021 15h31 última modificação: 12/11/2022 19h45
Juliana Barbosa (Aspec/SCB/UFPR Crédito Foto: Juliana Barbosa (Aspec/SCB/UFPR)

Crédito Foto: Juliana Barbosa (Aspec/SCB/UFPR)

Alunos e servidores da Universidade Tecnológica Federal do Paraná participaram de uma rodada de testes para detectar coronavírus em pessoas assintomáticas. O mutirão foi realizado pela Universidade Federal do Paraná, na manhã desta terça-feira, no estacionamento do Setor de Ciências Biológicas, no Centro Politécnico. No total, 100 alunos e 42 servidores da UTFPR foram testados.

O público-alvo dos testes realizados pela UFPR foi ampliado para atender alunos e servidores da UTFPR e servidores do Palácio das Araucárias. No total, 1514 pessoas participaram do mutirão. Todos realizaram inscrição prévia.

Teste

O teste realizado nos voluntários é do tipo RT-PCR. O procedimento detecta o material genético do vírus a partir da coleta de saliva. O resultado fica pronto em até 72 horas e todos os participantes recebem um laudo.

No último mutirão, realizado no início de maio pela UFPR, 1,37% das amostras testaram positivo para a presença de SARS-CoV-2, o que reforça a importância do isolamento social, já que nem todos os infectados apresentam sintomas. Desde outubro do ano passado a UFPR realizou mais de 18 mil testes com assintomáticos.