Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curitiba > Comunidade acadêmica deve contatar Summus, SAMU ou SIATE em caso de emergências de saúde
conteúdo

Notícias

Comunidade acadêmica deve contatar Summus, SAMU ou SIATE em caso de emergências de saúde

SAÚDE

O Serviço Ambulatorial do campus Curitiba foi desativado
publicado: 06/03/2023 21h57 última modificação: 06/03/2023 21h57

Servidores, estudantes e trabalhadores terceirizados do campus Curitiba da UTFPR devem acionar a SUMMUS Emergências Médicas (41 3026-4400 e 41 99602-1743), o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência Curitiba - 192) ou o SIATE (Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência - 193) em casos de emergências de saúde e traumas nas três sedes: Centro, Ecoville e Neoville.

Na última sexta-feira, dia 3 de março, o Serviço Ambulatorial foi fechado para adequação do trabalho dos servidores à regulamentação dos conselhos de classe, não havendo mais atendimentos emergenciais por servidores da UTFPR Curitiba. Porém, o campus Curitiba tem contrato com a SUMMUS Emergências Médicas que conta com equipe de saúde e realiza remoções hospitalares. Qualquer pessoa da comunidade acadêmica ou mesmo externa pode fazer o chamado dos serviços de atendimento em caso de emergências e de urgências de saúde. 

Em Curitiba, a população também conta com o SAMU, com chamado pelo número 192. O serviço tem ambulâncias e equipe para atendimento de emergências clínicas como dores no peito, intoxicação com produtos de limpeza e envenenamento, perda de consciência, desmaios, hemorragias e crises de convulsão. Já o Corpo de Bombeiros Militar do Paraná oferece o SIATE, pelo número 193. O serviço atende ocorrências como quedas, ferimentos por armas, casos de agressão, queimaduras, desabamentos, soterramentos e outros traumatismos.

“Além disso, é necessário reforçar que as Unidades de Saúde são a referência para atendimento e acompanhamento dos usuários, pois têm estrutura para realização de exames, análises clínicas entre outras necessidades para as quais a universidade não possui estrutura”, explica Xênia Mello, coordenadora do Núcleo de Acompanhamento Psicopedagógico e Assistência Estudantil (NUAPE-CT) e do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI).

Serviço Ambulatorial

Os servidores que atuavam no Serviço Ambulatorial (três técnicos em enfermagem e uma médica) tiveram a situação regularizada às demandas do conselho de classe e deixaram de prestar serviços emergenciais. A equipe agora trabalha no SIASS (Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor), dando suporte às perícias médicas de servidores. 

Em caso de dúvidas sobre as mudanças, é possível entrar em contato com o NUAPE pelo e-mail: nuape-ct@utfpr.edu.br.