Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curitiba > Conheça o Núcleo de Fotografia da UTFPR

Conheça o Núcleo de Fotografia da UTFPR

Atividades gratuitas aproximam comunidada interna e externa
publicado: 04/04/2023 16h23 última modificação: 04/04/2023 16h23
Cartazes de divulgação do Núcleo de Fotografia da UTFPR (Foto: Walter Bach).

O Núcleo de Fotografia da UTFPR é um projeto de extensão relacionado às disciplinas de fotografia do Departamento de Desenho Industrial da UTFPR Curitiba (DADIN-CT). Criado em março de 2021, surgiu "pela concentração de atividades nessa área, como aprimorar o ensino de fotografia, difundindo Recursos Educacionais Abertos (REA) de qualidade, encorajar a prática da fotografia e incentivar estudos e reflexões a partir de conteúdos históricos, técnicos e estéticos", conta a professora Elisangela Lobo Schirigatti, coordenadora do Núcleo.

Entre as várias atividades desenvolvidas, estão exposições e cursos externos, a disponibilização de REA nas redes sociais e uma reunião mensal com a comunidade externa, além de disponibilizar aulas narradas no Youtube.

"É importante ressaltar que a equipe pode ser composta por estudantes de diferentes cursos de graduação e de qualquer período e universidade, incluindo profissionais e amantes da fotografia", reforça Elisângela. Atualmente, há alunos de Bacharelado em Design, Tecnologia em Design Gráfico, Engenharia de Alimentos e Sistemas de Informação. De acordo com a professora, nos dois anos de existência do projeto já participaram discentes de Educação Física, Letras Português, Comunicação Social, Engenharia Mecânica e Design de Mídia Digital.

Parcerias do Núcleo

Uma das atividades do Núcleo é chamada de Repentinas Fotográficas. “Nas quartas-feiras, a gente manda uma temática aleatória, e todas as pessoas têm 24 horas pra tirar a foto do mesmo tema e enviar, então montamos a exposição nas redes sociais e no site” explica Lisa Schmidt, estudante do quinto período de Bacharelado em Design e integrante do Núcleo de Fotografia.

Além das Repentinas, também acontece a atividade “Onde É" de fotografia abstrata e as exposições em parcerias com outros grupos como a “Vai uma dica Aí", em parceria com o Projeto Aproveita, sobre conscientização de produção e consumo sustentável de alimentos, e também uma parceria com o Projeto Estímulo, que aborda o Mal de Parkinson.

O Núcleo de Fotografia da UTFPR é gratuito e aberto a todos dentro e fora da universidade. A professora Elisangela avisa que há duas formas de participação: uma delas é fazendo parte da equipe, e outra, participando das atividades ofertadas. Os participantes também são convidados para a reunião mensal, pois "na última quinta de cada mês, o Núcleo abre as portas e faz uma Reunião Aberta ao público externo, incentivando a comunidade a conhecer os nossos desafios e conquistas", explica.

As exposições fotográficas virtuais ficam no perfil do Instagram do Núcleo e as presenciais acontecem no pátio central da sede Centro da UTFPR Curitiba e outros locais da cidade. "Como a intenção é diversificar e torná-las itinerantes, já foram realizadas exposições no Mercado Municipal de Curitiba, no Vale do Pinhão e na Rua XV de Novembro", pontua Elisangela.

Prelúdios Fotográficos - o livro de fotos das comunidades internas e externas da UTFPR

Entre os resultados das imagens produzidas pelos participantes, está o livro Prelúdios Fotográficos. “A primeira parte dos livros foca em um tema específico da fotografia, e a segunda é um compilado com as produções dos alunos e das pessoas de fora que participaram das atividades”, esclarece Lisa.

Segundo a coordenadora Elisangela, "o produto artístico é de âmbito coletivo e em formato digital, publicado anualmente, e ocorre com o apoio dos Editais de Bolsas de Incentivo à Produção Artística e Cultural (BIPAC) disponibilizados pela UTFPR. Estamos aguardando ansiosos a próxima oportunidade para iniciar a confecção do volume 4, com as obras de 2022."

Os volumes anteriores podem ser acessados aqui.

Projeto de Extensão Núcleo de Fotografia da UTFPR

Instagram: @nucelo.fotografiautfpr

Site: Núcleo de Fotografia

Livro digital Prelúdios Fotográficos: Volumes um, dois e três disponíveis nesse link