Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curitiba > Conheça o projeto Arquitetura e Cidades

Conheça o projeto Arquitetura e Cidades

Projeto de extensão debate raça, gênero e classe no espaço das cidades
publicado: 25/09/2023 11h06 última modificação: 25/09/2023 11h08
Exibir carrossel de imagens Arquitetura e Cidades: da prática ao debate (Arte: Murad Vaz).

Arquitetura e Cidades: da prática ao debate (Arte: Murad Vaz).

Criado em 2021, o “Arquitetura e Cidades: da prática ao debate” é um projeto de extensão vinculado ao curso de Arquitetura e Urbanismo da UTFPR Curitiba com o objetivo de explorar, entender, estreitar e divulgar as relações existentes entre Brasil e Moçambique. Dentre as atividades estão leituras, palestras e discussões que trabalham em cima de tópicos como herança e contribuição afro-brasileira.

Segundo o professor Murad Vaz, coordenador do projeto, o Arquitetura e Cidades “tem fomentado debates transversais sobre espacialidades, territorialidades e arquiteturas constituídas a partir de diversas cosmogonias e formas de vida. Neste sentido, busca tensionar o vínculo intrínseco entre raça, gênero e classe que constituem o cerne das cidades e demais territórios dos diversos ‘Sul-Globais’. Estes temas nem sempre estão presentes em muitos dos currículos formais de nossas escolas de arquiteturas e urbanismos, no entanto nos são radicais”.

Com parceiros que vão de instituições nacionais (UFFS, UFSC, UNILA e UNEB) a internacionais (CITUA-IST-Lisboa, Laboratório Urbano de Angola – LURA) e o apoio e cooperação da Universidade Wuitivi - UNITIVA, de Moçambique, são realizados debates mensais, por meio da leitura e da discussão de textos ou de palestras. As reuniões acontecem de forma presencial no campus Curitiba da UTFPR e de forma remota, para contemplar estudantes de Moçambique e demais pessoas da comunidade externa que estejam interessadas em participar.

Os eventos são realizados nas quartas-feiras de manhã (uma por mês) entre 10h30 e 12h. Quem tiver interesse em participar de maneira remota, as reuniões são feitas em uma sala no Google Meet e, de maneira presencial, na sala EB-206, na sede Ecoville. Por se tratar de um debate, os textos devem ser lidos previamente, podendo ser encontrados no drive do projeto. Confira a programação abaixo.