Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curitiba > (Covid-Ct) Em meio ao isolamento social, servidores da UTFPR desenvolvem plataforma colaborativa online para divulgação e apoio à cultura

Cultura na quarentena

publicado: 14/05/2020 15h45 última modificação: 12/11/2022 20h08

No dia 18 de março, as comissões de cultura da UTFPR se reuniram de maneira remota a fim de discutir estratégias de mobilização online para manutenção de atividades culturais no contexto do isolamento social. Na ocasião, os participantes decidiram dar vida à plataforma Cultura em Tempos de Covid-19, cujo objetivo é divulgar diferentes produções artísticas e culturais, apoiando projetos e produções locais e dos próprios professores e alunos da UTFPR de forma colaborativa – é possível sugerir postagens por meio de um formulário na página inicial.

A plataforma é estruturada pela ferramenta Google Sites e está organizada de acordo com os campi da UTFPR; ou seja, cada campus conta com uma aba. Na ocasião do campus Curitiba, estão disponíveis sub-abas específicas para as temáticas de Teatro, organizada por Ismael Scheffler; Piano, por Brenno Lima; Canto, por Priscilla Prueter e Dança, pelo grupo de Dança da UTFPR, o LINKS. A aba principal do campus Curitiba é administrada por Juliana Maria, professora do Departamento Acadêmico de Estudos Sociais (DAESO).

De acordo com Juliana, para além do entretenimento por meio do consumo de cultura, fundamental para a qualidade de vida das pessoas, a plataforma ainda tem uma missão política ao passo que aborda as relações de trabalho e produção cultural. Ela explica: “existe uma discussão sobre quem são e como estão os trabalhadores da cultura. Como nós, usuários e beneficiários da produção cultural nos posicionamos nesse momento? As artes e a cultura são, sobretudo, frutos da interação humana. Como isso fica nesse momento em que a interação humana está tão restrita? O que fazer com essa situação, considerando-a na emergência do agora, como também à longo prazo?”, e completa: “ao possibilitar a visibilidade de ações culturais, a Universidade pode contribuir na produção de conhecimento acerca das problematizações imbricadas à produção cultural em tempos de Covid-19, sua relação direta com a sobrevivência desses trabalhadores, e ainda, subsidiar reflexões sobre um consumo consciente de cultura. Vale ressaltar que ao colocar em pauta essas questões, a Universidade também atua para consolidação de uma rede solidária de apoio e valorização da cultura, além de fomentar reflexões dialógicas entre diferentes atores sociais, incluindo as responsabilidades do Estado”.

Além de firmar um processo de identidade cultural do campus Curitiba, é importante frisar que o projeto Cultura UTFPR também é uma ação no combate à pandemia. O consumo cultural se torna fundamental no contexto de isolamento social justamente pelo seu caráter humanizador. Importante lembrar Carlos Henrique Brandão, professor na área de antropologia na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), “aprender é participar de vivências culturais em que, ao participar de tais eventos fundadores, cada um de nós se reinventa a si mesmo. E realiza isso através de diferentes instâncias de seus domínios pessoais de interações de e entre afetos, sensações, sentidos e saberes”.

Este é o endereço da plataforma:

Matéria originalmente publicado em: