Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curitiba > Criatividade e experimentação em disciplina do Design

Criatividade e experimentação em disciplina do Design

Estudantes participam de atividades que exploram processos criativos
publicado: 30/05/2023 10h06 última modificação: 30/05/2023 10h11
Atividade oferece experimentação com jogos e construção de autorretrato (Foto: arquivo pessoal).

Estudantes do curso de Bacharelado em Design do campus Curitiba experimentam o processo criativo e o contato com a arte durante a disciplina Psicologia I, ministrada por Frederick Van Amstel, professor do Departamento Acadêmico de Desenho Industrial (DADIN). As aulas introduzem as práticas desenvolvidas, testadas e validadas pela psicologia da criatividade.

"Muitos estudantes começam essa disciplina com medo, pois acham que é preciso ter talento  para ser criativo. Na medida em que vamos experimentando os métodos de criatividade comprovados pela ciência, eles percebem que todas as pessoas podem ser criativas, desde que tenham um ambiente propício. É muito bacana ver essa galera sentindo confiança em seu próprio trabalho já no começo do curso. Gera muita esperança”, avalia o professor Frederick.

O professor propõe para a turma métodos como vestir roupas engraçadas para estimular a expressão, contato com jogos que exigem criatividade e até mesmo produção de autorretratos com lixo reciclável. A partir destas atividades os participantes exploram o potencial criativo e, no final, se surpreendem com a capacidade imaginativa humana, conforme explica Frederick.

Atividade teórica e prática

O objetivo da disciplina Psicologia I é capacitar os estudantes quanto aos conhecimentos e vivências básicas relativas ao processo criativo e ao uso de técnicas e ferramentas associadas. Além disso, fornece a instrumentalização para a proposição de soluções criativas, resultantes da atuação individual ou de grupo multifuncionais.

A matéria é obrigatória para os discentes do curso de Bacharelado em Design, no entanto, ela pode ser eletiva para alunos de outros cursos. É o caso de Gabriela Upeneck, estudante de Tecnologia em Design Gráfico. “A disciplina é uma das mais criativas que participei no primeiro ano, o professor ensina muito bem e é um dos docentes mais divertidos por apresentar aos alunos métodos bem interessantes para ensinar. Acredito que se encaixa bem em disciplinas criativas”, afirma.