Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curitiba > Curso de Design promove atividade de experimentação com argila e modelagem
conteúdo

Notícias

Curso de Design promove atividade de experimentação com argila e modelagem

ENSINO

O trabalho é realizado durante as aulas de uma disciplina do curso
publicado: 10/04/2023 10h52 última modificação: 10/04/2023 14h34
Exibir carrossel de imagens No final da disciplina os alunos reúnem-se para tomar um café utilizando a caneca criada por eles (Foto: arquivo pessoal).

No final da disciplina os alunos reúnem-se para tomar um café utilizando a caneca criada por eles (Foto: arquivo pessoal).

Graduandos do Curso Superior de Bacharelado em Design do campus Curitiba participam de atividades de experimentação com argila e modelagem natural. O trabalho faz parte da disciplina “Materiais Expressivos”, ministrada por Jusméri Medeiros, professora da UTFPR Curitiba, e tem por objetivo preparar o estudante para conhecer e trabalhar com diversas técnicas aplicadas em materiais específicos.

Para Jusméri Medeiros, professora do Departamento Acadêmico de Desenho Industrial (DADIN), “a disciplina é interessante e o experimento é contagiante. Eu deixo os alunos livres para se envolverem nas atividades e se sentirem à vontade para experimentar.”

De acordo com o estudante Nícolas Fernandes, “a aula é muito boa e estamos aprendendo várias formas de moldar os objetos com cerâmica. Tem sido bem divertido, podemos fazer projetos, do jeito que quisermos desde que a gente siga alguns requisitos”.

 

Atividade técnica e prática

A proposta da disciplina “Materiais Expressivos” incentiva o potencial criativo do estudante em termos de exercício artístico e domínio das técnicas. No primeiro momento, o graduando desenvolve um artefato cilíndrico utilizando a técnica rolinho e depois executa o artefato em argila seguindo as orientações fornecidas na aula. No segundo momento, o aluno desenvolve um objeto cilíndrico com pega para armazenamento de até 200 ml e utiliza a técnica de placa. Por último, ele constrói um produto cilíndrico por meio de um molde de gesso bipartido e de placa cerâmica, em seguida apresenta e entrega o trabalho em um portfólio referente aos exercícios.