Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curitiba > Curso de Letras da UTFPR é reconhecido pelo MEC com máxima

Curso de Letras da UTFPR é reconhecido pelo MEC com máxima

CONCEITO

A nota demonstra a boa convivência entre os estudantes e a comunidade acadêmica do curso
publicado: 03/11/2022 10h49 última modificação: 04/11/2022 16h51
O curso de Licenciatura em Letras Português da UTFPR recebeu a nota máxima (5) na avaliação de reconhecimento do curso, realizada pelo Ministério da Educação (MEC). (Imagem: Ascom-CT)

O curso de Licenciatura em Letras Português da UTFPR recebeu a nota máxima (5) na avaliação de reconhecimento do curso, realizada pelo Ministério da Educação (MEC),  no dia 6 de junho. O mérito é resultado de um trabalho feito em conjunto e destaca a boa convivência com estudantes e toda a comunidade acadêmica do campus Curitiba.

A visita técnica dos professores avaliadores indicados pelo MEC, que foi adaptada às condições sanitárias em vigor na instituição, ocorreu virtualmente e foi realizada entre os dias 21 e 23 de fevereiro. Docentes e discentes participaram de reuniões com os avaliadores e toda a estrutura (física e pedagógica) do curso, do departamento e do campus foram apresentadas aos avaliadores por meio de transmissão em videoconferência.

De acordo com Evandro Catelão, coordenador do curso de Letras, “O reconhecimento representa todo o comprometimento do corpo docente, gestores e discentes ao longo dos anos, desde a implantação do curso de Letras Português. Essa nota indica ainda a importância de um trabalho colaborativo, nas diferentes áreas de um curso, dentro da Instituição.”

Para Cristiano de Sales, professor do curso, “O resultado alcançado na avaliação de reconhecimento do MEC é indiscutivelmente um mérito, em primeiro lugar, de todos os professores e, por razões claras acerca de como funciona uma universidade, dos alunos de Letras Português. Juntos, fazemos um trabalho cotidiano de exercício do senso crítico, da sensibilidade, de compromisso humano, de estímulo à criatividade e à compreensão de coisas difíceis da nossa língua, cultura e arte. É um curso de Letras dentro de uma universidade tecnológica. O questionamento até mesmo do que venha a significar a tecnologia no mundo atual necessita de um curso engajado nas letras, nas artes, na linguagem. Estão todos de parabéns!”

A história do curso de Letras

O curso de Licenciatura em Letras Português foi aprovado em novembro de 2015 e teve início em março de 2016. Fez parte de uma reformulação dos cursos de Letras da UTFPR, que, até 2015, oferecia apenas um curso de licenciatura dupla, o de Licenciatura em Letras Português-Inglês.

Segundo os dados fornecidos pela Diretoria de Graduação e Educação Profissional (DIRGRAD), a partir da reformulação, o campus Curitiba possui 335 alunos regularmente matriculados e  37 estudantes formados.