Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curitiba > Curso de Radiologia da UTFPR promove atividade de Primeiros Socorros

Curso de Radiologia da UTFPR promove atividade de Primeiros Socorros

PROJETO DE EXTENSÃO

Os participantes aprenderam RCP, reanimação cardiopulmonar, técnicas de imobilização de membros lesionados e confecção de macas improvisadas
publicado: 21/12/2022 14h09 última modificação: 22/12/2022 15h29
A ação desenvolveu simulações de atendimento real às vítimas de acidentes. (Foto: Arquivo)

O curso de Tecnologia em Radiologia do campus Curitiba realizou a atividade de extensão universitária “Primeiros Socorros em Áreas Remotas" neste sábado (10/12), nas instalações do 5º Batalhão Logístico. A atividade tem por finalidade apresentar a modalidade de Primeiros Socorros. No total, 19 instruendos participaram, entre eles, estudantes e servidores da UTFPR, além de membros da comunidade externa.

A ação desenvolveu simulações de atendimento real às vítimas de acidentes em área de mata no batalhão, situada no bairro Pinheirinho. Os participantes foram recepcionados pela equipe militar de instrução e por Rony Neitzke, Tenente Coronel e comandante da unidade. A atividade contou com a participação de Silmara Alessi Roherig, Anna Sílvia Penteado e o servidor técnico-administrativo Rodrigo Ricetti, todos do Departamento Acadêmico de Física (DAFIS-CT) e integrantes do corpo de instruendos, além da equipe militar composta pelos Sargentos: Jaíne Gonzatto, Luiz Felipe Leite e Rafaela Moreira; por Cabo Maycon Pinheiro, e pelo Soldado André Stofela. A ação foi supervisionada pelo oficial médico Tenente Leonardo Cunha.

Os cursos envolvem atividades ao ar livre, tais como Educação Física e Engenharia Florestal que são público-alvo do projeto. Para Neitzke, ex-aluno do curso de Eletrotécnica do antigo CEFET-PR, “é uma grande satisfação saber que profissionais da UTFPR vêm se envolvendo e propondo atividades em conjunto com o batalhão”.

Conforme Rodrigo, do DAFIS-CT, “ao longo dos anos, fiz vários cursos de Busca e Salvamento, Combate à Incêndio Florestal, e mesmo Primeiros Socorros em Áreas Remotas, de modo que surgiu a ideia de apresentar aos alunos essa modalidade de atendimento”.

Programação

No primeiro momento, foi simulada uma situação de “Busca e Salvamento”, na qual os voluntários se apresentaram para receberem instruções de primeiros socorros e partirem para uma busca em área de mata. Após a apresentação do vídeo institucional do 5º B Log, os instruendos participaram de uma rápida instrução no auditório do batalhão. Foram apresentados os princípios gerais de busca e salvamento em áreas remotas e rápida instrução teórica de primeiros socorros.

Todos os participantes foram equipados com capacete, óculos, cantil e outros itens de equipamento, simulando as condições da chamada “Área de Espera”, que é o ambiente operacional em que os voluntários e forças de intervenção se apresentam em caso de sinistros e acidentes. Entre as instruções, eles aprenderam RCP (reanimação cardiopulmonar, técnicas de imobilização de membros lesionados, técnicas de hemostasia, confecção de macas improvisadas, etc).

O Capitão Leopoldo Krauspenhar, oficial de logística do batalhão, responsável pela distribuição dos equipamentos utilizados pelos alunos do curso e também Matheus Camargo, Soldado e responsável pelo apoio aos meios multimídia utilizados, foram fundamentais para a realização do exercício. Participaram também: Marcelo Lopez, engenheiro civil e integrante do grupo “Jaguatirica”, coordenado por Rodrigo Ricetti.

Atividade de Extensão

A execução da atividade acontece por meio de uma disciplina extensionista vinculada ao curso de Tecnologia em Radiologia do campus Curitiba, ministrada pela professora Kátia Pinho, do DAFIS-CT, o projeto também contou com o auxílio de Rodrigo Ricetti e Anna Sílvia, ambos do DAFIS-CT e idealizadores do projeto.

A parceria partiu de um acordo de Cooperação Técnica firmado entre a UTFPR e a 5a Região Militar. O trabalho foi concebido para analisar a viabilidade da implementação de um projeto de extensão em que este tipo de capacitação fosse oferecido de maneira continuada, qualificando membros da comunidade acadêmica, militares e integrantes da comunidade em geral.