Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curitiba > DAQBI lança laboratório de audiovisual para apoiar ensino

DAQBI lança laboratório de audiovisual para apoiar ensino

Estudantes e professores desenvolvem projetos nos estúdios
publicado: 05/05/2023 11h08 última modificação: 05/05/2023 11h08
O laboratório está localizado na Sede Ecoville, sala EE-304 (Foto: DAQBI).

O Departamento Acadêmico de Química e Biologia (DAQBI) do campus Curitiba lançou o Laboratório de Áudio e Vídeo da Química (LAVIQ). O laboratório  foi criado com o objetivo de fornecer suporte para a criação de material didático digital.

O LAVIQ é composto por dois estúdios. O primeiro é voltado para a gravação e transmissão ao vivo de material didático via OBS, um programa que gerencia a gravação e produção do material pelo monitor do computador (apresentação powerpoint + professor), ou pelo tradicional quadro de giz. Já o segundo é designado para gravação e transmissão com possibilidade de utilizar até três cenários: quadro branco, chroma key (técnica de efeito visual) e lousa digital, e ainda, edição, produção e pós-graduação do material criado.

Conforme Jonas Golart, professor e coordenador do curso de Licenciatura em Química, “hoje em dia as tecnologias digitais e a composição de conteúdo on-line são necessidades tanto de formação do discente, quanto de atuação do docente, por isso tivemos a ideia de criar os dois estúdios. A construção dos espaços e a funcionalidade é uma grande colaboração entre o DAQBI, em parceria com o Fausto Hideki, do Departamento Acadêmico de Física (DAFIS), com a Coordenação de Tecnologia na Educação (COTED), o Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica (PPGFCET) e de setores de infraestrutura como o Departamento de Projetos de Obras (DEPRO) do campus Curitiba”.

O LAVIQ tem o propósito de ser uma ferramenta educacional voltada para implementação de tecnologia audiovisual nos currículos dos egressos. Os estúdios atendem estudantes e professores dos cursos de Licenciatura em Química e do Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica (PPGFCET). Futuramente, eles serão abertos a todos os discentes e docentes das graduações do campus.