Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curitiba > Disciplina “Planejamento de carreira” prepara estudantes para mercado de trabalho

publicado: 21/06/2018 14h18 última modificação: 26/06/2018 22h22

A disciplina está no sistema como Tópicos Especiais em humanidades:planejamento e não pede pré-requisitos

É comum ouvir, pelos corredores das universidades, que o mundo acadêmico é bem diferente do mercado de trabalho e que os alunos não recebem preparo suficiente para saberem como agir frente aos novos desafios que os esperam, tanto na tentativa de um primeiro estágio quanto depois da formatura.
O que pouca gente sabe é que no campus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) existe uma disciplina chamada “Planejamento de carreira”, a única na cidade com esse foco, fornecida pela professora María Sara de Lima Dias, do Departamento de Estudos Sociais (DAESO).
O planejamento do curso engloba autoconhecimento, conhecimento do mundo profissional (como funcionam processos seletivos e dinâmicas em grupo, como apresentar um currículo, o que os times de RH avaliam, etc), como planejar sua carreira e conceitos relacionados a tomada de decisão. Segundo a professora, a disciplina é ministrada todo semestre, disponível em três turnos para que mais pessoas possam ter acesso a esses conteúdos.
A disciplina é ofertada a todos os cursos e também à comunidade acadêmica e não existem pré-requisitos para poder cursar. A matrícula pode ser feita no início de cada semestre letivo na UTFPR.

Maísa Giraldelo Barbosa (COMORG-UTFPR)