Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curitiba > Dissertação desenvolvida na UTFPR Curitiba recebe prêmio da SOBRAEP
conteúdo

Notícias

Dissertação desenvolvida na UTFPR Curitiba recebe prêmio da SOBRAEP

PESQUISA

Pesquisa propõe nova técnica para construção de dispositivos usados em carros elétricos
publicado: 24/02/2023 09h00 última modificação: 24/02/2023 09h00
Conversor de energia (Foto: Jefferson Wilhelm Meyer Soares).

Conversor de energia (Foto: Jefferson Wilhelm Meyer Soares).

Uma dissertação de mestrado desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Informática Industrial (CPGEI) do campus Curitiba da UTFPR ficou em segundo lugar no Prêmio de Teses e Dissertações 2022 da Sociedade Brasileira de Eletrônica de Potência (SOBRAEP). A pesquisa de Jefferson Wilhelm Meyer Soares sobre o desenvolvimento de conversores de energia propôs uma nova técnica para a simplificação da construção desses dispositivos.

Os conversores de energia são os dispositivos que permitem carregar as baterias de veículos elétricos, por exemplo, com energia proveniente da rede elétrica. O trabalho do Jefferson se destaca porque propõe novas técnicas para construção destes equipamentos, possibilitando uma conversão de energia mais inteligente e eficiente. 

 “Essa célula de comutação possui três pontos fortes. O primeiro é a eficiência, na sequência é a alta densidade de conversão de energia, ou seja, nesses dois primeiros pontos, o projeto demonstra a capacidade de converter mais energia com menor desperdício e um volume menor. E, por fim, o ponto principal é que o sistema que controla a célula de comutação é mais robusto que as alternativas existentes. Esses pontos são os ideais para novas gerações de conversores eletrônicos aplicáveis em diversas áreas, como dispositivos para energias renováveis (solar ou eólica) e veículos elétricos”, defende Jefferson. 

Segundo o orientador do trabalho, o professor Alceu André Badin (Departamento Acadêmico de Eletrônica - DAELN), “um dos resultados alcançados por Jefferson é o rendimento de quase 99% em um conversor. Ou seja, apenas 1% da energia foi desperdiçada no processo de conversão”.

 

Mercado

O resultado da dissertação é importante para o atual cenário de crescimento do mercado de carros elétricos e na demanda por tecnologias que atendam essa indústria. “A previsão de veículos elétricos para 2040 está na ordem de 500 milhões globalmente, apenas para veículos de passageiros sem mencionar frotas de caminhões ou veículos utilitários. Há uma necessidade imediata de mais tecnologias para atender essa demanda, não apenas pelo número de veículos mencionados, mas também para que esse processo, para atender a demanda, seja realizado de forma responsável e eficiente, tanto do ponto de vista do consumo de energia, quanto do econômico”, explica Jefferson.

A pesquisa foi desenvolvida no Laboratório de Processamento Eletrônico de Energia (LPEE) da UTFPR durante a pandemia e teve os resultados publicados nas principais revistas científicas internacionais da área: Transactions on Industrial Electronics, Transactions on Power Electronics e Journal of Emerging and Selected Topics in Power Electronics. Para o professor, “o prêmio é um reconhecimento da qualidade das pesquisas de todo o grupo de Eletrônica de Potência do LPEE, que conta com outros seis professores. Já tivemos outros reconhecimentos das pesquisas desenvolvidas no laboratório. Isso mantém a motivação para enfrentarmos todos os desafios de se fazer pesquisa e desenvolvimento tecnológico no país, com recursos escassos”.

 

SOBRAEP

A Sociedade Brasileira de Eletrônica de Potência é uma organização que promove o desenvolvimento científico e tecnológico e é responsável pelo principal congresso (Congresso Brasileiro de Eletrônica de Potência) e revista científica (Revista de Eletrônica de Potência) da área no Brasil.