Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curitiba > Docente da UTFPR-CT participa de lançamento de Frente Parlamentar de Economia Solidária

Maria Luísa Carvalho é membro da Incubadora de Economia Solidária da UTFPR
publicado: 14/07/2023 15h52 última modificação: 14/07/2023 15h52
Foto: Valdir Amaral / Alep

A professora Maria Luísa Carvalho, do Departamento Acadêmico de Filosofia e Ciências Humanas (DAFCH), participou do lançamento da Frente Parlamentar de Agroecologia e Economia Solidária (FPAES) – iniciativa que visa, por meio do diálogo com a sociedade civil organizada, elaborar políticas públicas para promover o desenvolvimento da economia solidária e da agroecologia no Paraná.

Maria Luísa é integrante da Incubadora de Economia Solidária da UTFPR (TECSOL). De acordo com a docente, as incubadoras universitárias desempenham importante papel para o apoio e fomento do fortalecimento da economia solidária, principalmente no que tange às ações de assessoria técnica e formações nas áreas de gestão, política e relacional.

“Esse é um momento histórico, pois agora temos um grupo de 14 deputados e deputadas estaduais que discutirão e proporão legislações, destinação de recursos e fiscalizarão o governo estadual no que tange a implantação de  Políticas Públicas de Economia Solidária e Agroecologia no Estado. Tudo isso num processo de diálogo com a sociedade civil. Assim, também promove o fortalecimento da democracia cidadã”, comemora Maria Luísa.

Segunda a docente, a TECSOL auxiliará a Frente Parlamentar no processo de diálogo com a sociedade civil, escutando demandas e buscando ações para atendê-las, bem como levando demandas e propostas específicas das incubadoras universitárias de economia solidária. Pretende-se, também, realizar reuniões e outras formas de estreitar o diálogo com a FPAES.

TECSOL

A TECSOL possui um histórico significativo no apoio à economia solidária, oferecendo assessoria técnica e formação para empreendimentos econômicos solidários, sendo uma participante ativa da Rede Mandala (Rede de Economia Solidária do Paraná Campo-Cidade) e das Jornadas de Agroecologia realizadas em Curitiba nos anos de 2018, 2019 e 2022.

Além disso, a TECSOL representa a Rede de Incubadoras Universitárias de Apoio e Fomento à Economia Solidária do Paraná (RIU-PR), no Conselho Estadual de Economia Solidária.