Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curitiba > Docentes da UTFPR apresentam incubadora de economia solidária

Docentes da UTFPR apresentam incubadora de economia solidária

EXTENSÃO

Professoras também falaram sobre extensão universitária em assembleia de uma organização da sociedade civil
publicado: 14/02/2023 14h57 última modificação: 14/02/2023 14h57
De branco, professora Marilene Zazula posa ao lado do secretário Nacional da Economia Solidária (ao centro) e membros do Cefuria (Foto: arquivo pessoal).

No dia 04 de fevereiro de 2023, as docentes Marilene Zazula Beatriz e Maria Luisa Carvalho, apresentaram a Tecsol - Incubadora de Economia Solidária da UTFPR Curitiba - em Assembleia Ampliada do Centro de Formação Urbano Rural Irmã Araújo (Cefuria). Desde 2015, Tecsol e Cefuria têm desenvolvido diversos projetos e ações em parceria. O evento ocorreu no auditório do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (APP Sindicato).

Durante a assembleia,  Maria Luisa Carvalho comentou que a Tecsol atuou de forma intensa durante a pandemia, promovendo formações on-line em parceria com o Cefuria nas áreas de Comunicação Popular e Cooperativismo, assessorando empreendimentos na busca por formas alternativas de comercialização. “Nesse processo, há uma troca de saberes entre a universidade e os trabalhadores", pontuou. Além disso, a professora destacou que as políticas públicas em Economia Solidária precisam priorizar a juventude porque a Economia Solidária brasileira precisa da criatividade, vigor e saberes dessa faixa da população que se encontra em situação de vulnerabilidade no país.

Marilene Zazula Beatriz e Maria Luisa Carvalho (UTFPR), Tadeu Veneri (deputado federal), Gilberto Carvalho (secretário Nacional da Economia Solidária) e Maria Rita Taques Michalski (UFPR) (Foto: Arquivo pessoal).

Gilberto Carvalho, secretário Nacional de Economia Solidária, também participou do evento e falou sobre os desafios para o fortalecimento da democracia no Brasil e a centralidade da participação popular no processo. O secretário foi presenteado com o livro “Rede Mandala: economia solidária entrelaçando campo e cidade”, publicação feita em parceria pela Tecsol, Cefuria e a Rede Mandala, rede paranaense de economia solidária.

Tecsol

O programa de extensão Tecsol assessora empreendimentos econômicos solidários de Curitiba e região metropolitana fornecendo formação em diversas áreas e auxiliando na captação de recursos via editais de entidades de apoio e fomento. A incubadora também realiza pesquisas e estudos na área da Economia Solidária e Tecnologias Sociais. A sede da Tecsol fica no segundo andar do Bloco L da Sede Ecoville da UTFPR Curitiba.