Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curitiba > Portal Sophia oferece o curso "Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem Gamificados de Matemática"

Conteúdo é resultado de pesquisa realizada no PPGFCET
publicado: 17/10/2023 11h20 última modificação: 18/10/2023 11h55

O Portal Sophia lançou o Curso Online Aberto e Massivo (MOOC) de Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem Gamificados de Matemática, destinado a professores de Matemática do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio e a outros interessados no tema.

O objetivo do curso é capacitar professores de matemática e interessados pela temática acerca da construção de Objetos de Aprendizagem Gamificados. Com duração de 80 horas, traz unidades temáticas que tratam sobre: Objetos de Aprendizagem (OA), gamificação, OAG, Genially e ThingLink. O professor cursista pode explorar os materiais em cada unidade e realizar as atividades solicitadas como o planejamento e o desenvolvimento de OAG de Matemática, podendo aplicá-lo aos seus estudantes conforme contexto educacional.

O curso é resultado da pesquisa de Taniele Loss, doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica (PPGFCET) da UTFPR Curitiba, com orientação do docente Marcelo Souza Motta, na linha de pesquisa de Mediações por Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino de Ciências e Matemática.

O conteúdo foi elaborado, aplicado e reformulado para atender ao modelo xMOOC, “modelo de MOOC que possui características de curso instrucional, sem tutoria, com atividades auto-avaliativas. O curso não tem prazo para início ou fim, e não tem limite de participantes (ilimitadas vagas)”, explica Taniele, cuja pesquisa buscou verificar como o desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem Gamificados (OAG), em um MOOC, pode contribuir na formação continuada do professor de Matemática da Educação Básica.

Portal Sophia

O curso está disponível no Portal Sophia, plataforma de cursos On-line Abertos e Massivos (MOOC), para estudantes, servidores e comunidade externa, criado em abril de 2021 no campus UTFPR Curitiba e que conta, atualmente, com mais de 2.614 usuários cadastrados, 31 cursos disponíveis e 814 atividades.

Clique aqui para acessar o Portal Sophia.