Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curitiba > Econsultoria: sustentabilidade e vivência de graduandos

Econsultoria: sustentabilidade e vivência de graduandos

EMPRESA JÚNIOR

EJ vinculada à Engenharia Ambiental abre série de reportagens
publicado: 16/05/2023 12h12 última modificação: 17/05/2023 16h28
Exibir carrossel de imagens EJ implementou projeto na Escola Municipal Mirazinha Braga (Foto: Econsultoria).

O portal do campus Curitiba realiza uma série de reportagens sobre as Empresas Juniores (EJs) do campus Curitiba. A Econsultoria funciona na sede Ecoville, está ligada ao curso de Engenharia Ambiental e é voltada ao fornecimento de soluções em sustentabilidade.

A Econsultoria, como toda EJ, é uma iniciativa acadêmica, mas que compete no mercado real de trabalho. As atividades de atendimento a clientes e desenvolvimento de projetos são realizadas por estudantes e coordenadas por docentes, o que cria condições para que alunos desenvolvam experiência no mercado de trabalho, aprimoramento técnico dos conteúdos teóricos do curso e até o início de uma rede de contatos profissionais.

A Econsultoria, apelidada de Eco, foi criada em 2011 e é vinculada ao curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da UTFPR, contando com uma equipe de alunos de diversos cursos. Ela é coordenada pela professora Tamara van Kaick e oferece "serviços de consultoria em assuntos sustentáveis para incentivar a responsabilidade ambiental, ecológica e social das empresas", conforme anuncia o site da EJ.

Encaixando-se

Não obstante o foco na questão ecológica, que faz parte da própria origem da EJ, a Econsultoria oferece a possibilidade de atuação em ramos de atividade variados aos graduandos participantes. Atualmente, os departamentos desta EJ são: Projetos, Marketing, Recursos Humanos e Jurídico-Financeiro, aceitando inscrições de graduandos de qualquer curso.

De acordo com Ana Júlia Guergolet, graduanda do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária e diretora de projetos da empresa, solicita-se aos membros aproximadamente 20 horas semanais de dedicação, "para trabalhos de prospecção, aplicação de projetos e tarefas internas de departamento", em modelo híbrido de trabalho - e reuniões gerais aos sábados.

Mais sobre a empresa

Uma Empresa Júnior é uma organização civil sem fins lucrativos formada e gerida apenas por estudantes de graduação, "para incentivar o empreendedorismo dentro das universidades, (...) aplicando os conhecimentos adquiridos em sala e ampliando suas habilidades profissionais e pessoais", de acordo com informações no site da empresa.

Membros da Econsultoria ministram workshop na empresa Volvo (Foto: Econsultoria).

Com base nos três pilares da sustentabilidade (econômico, social e ambiental), a Econsultoria oferece "soluções inovadoras e sustentáveis", afirma a publicação, para empresas interessadas em implementar ações dessa natureza - e que, adicionalmente, contribuem com a formação dos estudantes. De acordo com a diretora Ana Júlia, suas principais ofertas de serviços são:

- Fotovoltaico: seleciona-se empresa de instalação de paineis fotovoltaicos que melhor se encaixa nas necessidades do cliente, realiza-se a consultoria e o dimensionamento do projeto;

- Vermicompostagem: dimensionamento e elaboração de projeto para confecção de vermicomposteira que melhor se encaixe na realidade do cliente;

- Hortas: Eco fornece instruções para a elaboração de horta conforme o contexto do cliente, buscando a melhor solução; tendo em vista espaço e demandas;

- Captação de água da chuva: análise das condições do contratante e montagem de projeto indicando a melhor opção de sistema de captação; e

- Educação ambiental: produção de workshops dinâmicos com temas e materiais a partir da necessidade do cliente.

“Fazer parte de uma Empresa Júnior é aprender na prática a empreender, ser líder e ter fé, fazer acontecer, cuidar dos seus, ser aperfeiçoado com os 'nãos' e saber bem o seu objetivo para não sair do caminho”, finaliza Ana Júlia.

Site da Econsultoria

Instagram: @econsultoriautfpr

E-mail: projetos@econsultoria.org.br

Esta é a primeira EJ apresentada na série, mas a primeira matéria trata de aspectos gerais do tema. Para visualizar, acesse: Série de reportagens apresenta empresas juniores do campus