Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curitiba > Edital oferta bolsas para ações de internacionalização no campus

Edital oferta bolsas para ações de internacionalização no campus

Servidores podem apresentar propostas para coordenar; estudantes recebem bolsa
publicado: 17/11/2023 14h47 última modificação: 17/11/2023 14h47
edital aberto até 03 de dezembro concede bolsas de R$ 700 por dez meses (Foto: Cristiano Poll/ ASCOM-CT).

A Diretoria de Relações Empresariais e Comunitárias do campus Curitiba (DIREC-CT),  por meio do Departamento de Relações Interinstitucionais (DERINT-CT), publicou edital para estimular o desenvolvimento de ações de internacionalização. O documento se dirige a servidores docentes ou técnico-administrativos dispostos a promover atividades atreladas ao processo de internacionalização.

O apoio concreto à promoção dessas ações se dará a partir da concessão de bolsa a um estudante da graduação ou da pós Stricto Sensu, “que atuará sob orientação do servidor proponente, conforme os objetivos e o cronograma da iniciativa submetida”, conforme o edital. A bolsa é de R$ 700 pelo período de 10 (dez) meses. Serão contempladas 13 propostas de ações de internacionalização. As inscrições vão até 3 de dezembro.

O edital está na 3ª edição, e, segundo Paula Seciuk, chefe do DERINT-CT, “atende a diversas das estratégias previstas na Política de Internacionalização da UTFPR, de forma a apoiar iniciativas que gerem melhorias e novas propostas para diversificar as experiências de internacionalização possíveis, atingindo um número maior de estudantes. Servidores que se interessem e já tenham ou pensem em realizar uma ação nessa área devem prestar atenção a esse edital”.

Dentre os exemplos de atividades, o edital cita:

-Disciplinas ministradas em outros idiomas;

-Projetos remotos realizados de maneira colaborativa (ex.: COIL, BraVE);

-Cursos de preparação e prática linguística em outros idiomas;

-Módulos destinados ao estudo de casos internacionais e práticas comparativas à realidade local;

-Ciclos de palestras;

-Ferramenta de apoio à gestão e/ou à elaboração de ações de internacionalização.;

Mas vale ressaltar que essa lista é exemplificativa - outras ações podem ser propostas.

Clique aqui para acessar o Edital 9/2023.