Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curitiba > Egressa apresenta a carreira diplomática nesta quinta-feira

Egressa apresenta a carreira diplomática nesta quinta-feira

ORGULHO

Diplomata graduada em Comunicação Organizacional participa de bate-papo
publicado: 26/04/2023 09h17 última modificação: 26/04/2023 09h21
Egressa de Comunicação Organizacional segue carreira de diplomata (Foto: Instituto Rio Branco).

Na próxima quinta-feira, 27 de abril, às 9h, será realizado um bate-papo sobre carreira diplomática com a diplomata Paloma Scroccaro, egressa do curso de Comunicação Organizacional da UTFPR Curitiba. O evento é fruto de uma parceria entre a UTFPR e o Instituto Rio Branco, vinculado ao Ministério das Relações Exteriores, e ocorrerá no auditório da sede Centro da UTFPR Curitiba.

De acordo com Paloma, enquanto representantes do Estado brasileiro, os diplomatas “informam a Secretaria de Estado das Relações Exteriores e negociam com variados atores internacionais. Nesses processos, os princípios da Comunicação Organizacional refletem-se na identificação das características dos interlocutores e na formulação de abordagens adequadas de relacionamento com cada um deles”.

Outro ponto a se destacar no exercício da carreira diplomática é o diálogo com a diversidade. “Na minha visão, a diversidade é essencial para garantir que os diplomatas sejam reflexo da pluralidade das sociedades que representam. Ela também ajuda a promover o diálogo intercultural, a compreensão mútua e a resolução pacífica de conflitos, por meio de múltiplas perspectivas e experiências”, esclarece a egressa.

Paloma ingressou na diplomacia por se identificar com a carreira, ao vislumbrar a possibilidade de servir ao país e “de contribuir na tomada de decisões que podem impactar diretamente a vida das pessoas”, ela afirma. “Além disso, interessei-me pela diversidade de temas com os quais os diplomatas podem lidar e pela constante necessidade de aprendizado ao longo da vida profissional”, completa.

Comunicação Organizacional

Paloma conheceu o curso de Comunicação Organizacional no último ano do ensino médio, quando cursava Técnico em Segurança do Trabalho também na UTFPR Curitiba. “Então, após fazer pesquisas e conversar com alguns estudantes, gostei muito da grade curricular e do fato de ser um curso com amplas possibilidades de trabalho”.

Segundo a diplomata, a formação proporcionada pela universidade auxiliou “a ser mais assertiva na minha comunicação interpessoal e me ensinou a elaborar projetos estratégicos para qualquer ambiente organizacional em que eu esteja inserida, tanto no Brasil quanto no exterior”.

Serviço

Convite à carreira diplomática, com a diplomata Paloma Scroccaro, egressa de Comunicação Organizacional

27 de abril, quinta-feira, às 9h, no auditório da sede Centro

Evento gratuito, aberto às comunidades interna e externa