Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curitiba > Egresso das Engenharias e do Mestrado-CT defende tese de doutorado em Harvard

Egresso das Engenharias e do Mestrado-CT defende tese de doutorado em Harvard

Destaque

Tese consistiu em avaliar impactos à saúde e mudanças climáticas decorrentes de emissões veiculares nos Estados Unidos
publicado: 04/03/2021 00h00 última modificação: 12/11/2022 20h10

Ernani Francisco Choma concluiu o curso de Engenharia Elétrica com ênfase em Eletrônica e Telecomunicações do Depto. Acadêmico de Eletrônica do campus Curitiba (DAELN-CT) no segundo semestre de 2009. Colou grau no ano seguinte e não perdeu tempo, já ingressou no mestrado em Engenharia Mecânica e de Materiais do respectivo Programa de Pós-graduação (PPGEM-CT), sendo orientado pela profa. Cássia M. L. Ugaya em tema sobre a avaliação do ciclo de vida relacionado ao fornecimento de energia para veículos automotores no Brasil, e colando grau em 2014.

Com crescente interesse em impactos à saúde humana, Ernani obteve em 2016, em concorrido processo, uma bolsa de estudos para o programa de doutorado em "Population Health Sciences" na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. A dissertação ora defendida chama-se “Assessing the Air Pollution Health and Climate Impacts of Transportation as the U.S. Shifts to Electric and Autonomous Vehicles”* consistiu em avaliar impactos à saúde e mudanças climáticas decorrentes de emissões veiculares nos Estados Unidos.

Ao longo desse trabalho, Ernani dedicou-se ao estudo da poluição atmosférica causada pelo setor de transportes, desenvolvendo modelos para avaliação daqueles impactos. Utilizando desenvolvimentos metodológicos recentes em modelos desse tipo de poluição e em epidemiologia, Ernani estimou riscos de mortalidade que podem ser atribuídos a emissões veiculares de material particulado fino (PM2.5) primário e gases precursores (SO2, NOx, NH3, e compostos orgânicos voláteis).

Além da coerência e do brilhantismo percebidos na trajetória acadêmica de Ernani, é interessante destacarmos dois outros fatos. Sua tese de doutorado focou-se em emissões de veículos nos Estados Unidos, mas o pesquisador egresso do campus Curitiba também colaborou em avaliações de impactos em outros países e seu trabalho resultou em várias publicações de relevância. E, finamente, Ernani Choma também é um exímio enxadrista. Ao longo de sua adolescência e juventude, disputou e alcançou colocações notáveis em diversos campeonatos, com ênfase para seis primeiros lugares paranaenses e o terceiro lugar no 82º Campeonato Brasileiro Absoluto de Xadrez, realizado em janeiro de 2016.

Entre os anos de 2011 e 2016, Ernani também dedicou-se à promoção de causas ambientais e que impactam o desenvolvimento de nossas sociedades, junto à Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB). Sendo grato pela sua formação durante os anos de estudo na UTFPR, ele pretende seguir carreira acadêmica na área de saúde ambiental, estudando em especial questões de co-benefícios à saúde de ações de mitigação de mudanças climáticas e de justiça ambiental.

*tradução minha: Avaliando os impactos do setor de transportes em saúde e clima à medida que os EUA mudam para veículos elétricos e autônomos.