Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curitiba > Alunos do curso de Comunicação Organizacional são aprovados no Programa de Residência Técnica do Paraná
conteúdo

Notícias

Alunos do curso de Comunicação Organizacional são aprovados no Programa de Residência Técnica do Paraná

FORMAÇÃO

Os egressos vão atuar no Programa que visa o melhor desempenho e a melhoria contínua dos serviços disponibilizados à população paranaense
publicado: 08/12/2021 10h58 última modificação: 03/11/2022 13h24
Egressos são aprovados no Programa de Residência Técnica
Foto: SETI.

Egressos são aprovados no Programa de Residência Técnica Foto: SETI.

Três egressos e uma aluna do curso de Comunicação Organizacional da UTFPR campus Curitiba foram aprovados no Programa de Residência Técnica em Inovação, Transformação Digital e E-Gov, em novembro. Miller Faustino do Vale, um dos classificados, obteve o primeiro lugar na categoria do curso para a qual se inscreveu. Além dele, outros três estão aprovados: Tiago Correia, Alcilaine de Macedo e Jéssica Maranho. 

Miller Faustino do Vale alcançou a primeira posição em Administração e Comunicação Organizacional. O profissional vai atuar na área administrativa e auxiliar os trabalhos voltados para a assessoria de Comunicação e de Imprensa dos órgãos governamentais. Miller explicou que durante a graduação participou de um Programa de Pesquisa voltado para Políticas Públicas. “Fui bolsista e o meu interesse pela área, pelo funcionamento do Estado e o setor público de modo geral, se iniciou aí. As expectativas que tenho agora é poder vivenciar de maneira prática alguns conhecimentos teóricos aprendidos durante a faculdade”, esclareceu.

Tiago Correa, aprovado no programa, no cargo de Administração, comenta que o incentivo partiu de um de seus professores. Ele explicou que a comunicação pública faz parte dos conteúdos estudados durante a faculdade e tem relação com o tema de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) produzido por ele. “Eu fiz um trabalho sobre o uso do YouTube na comunicação pública municipal. Assim que soube dos temas relacionados às áreas de políticas públicas e transformações digitais, decidi fazer a seleção, por me interessar desde o período de graduação”, destacou.

Alcilaine de Macedo e Jéssica Maranho foram classificadas no programa, para a área Administrativa. Jéssica não vai cursar, porque ainda não se formou. Já Alcilaine Macedo comentou sobre as expectativas com os temas que serão abordados durante o curso de Especialização, como a análise de dados, inteligência artificial, entre outros. Segundo Alcilaine, são temáticas que estão em alta no mundo da tecnologia e inovação. “Levarei os meus conhecimentos e estou disposta a apresentar o meu melhor como profissional de comunicação. Considero um bom Programa de Residência Técnica, no qual o aluno já coloca em prática o que ele aprendeu em sala de aula”, enfatizou.

Programa de Residência Técnica

O Programa tem como objetivo contribuir para o desempenho e a melhoria contínua dos serviços disponibilizados à população paranaense, com enfoque na formação de profissionais para atuar no setor público. O edital deste ano abriu vagas para os profissionais formados em Comunicação Organizacional. Os residentes vão adquirir a prática acadêmico-pedagógica e contribuirão para a vida cidadã e Políticas Públicas no âmbito do Estado do Paraná. Ademais, os comunicólogos organizacionais possuem grande potencial para auxiliarem nas trabalhos voltados para a assessoria de Comunicação e de Imprensa dos órgãos governamentais.

Os aprovados serão matriculados no Curso de Especialização e em seguida lotados em órgãos do Poder Executivo estadual, localizados na Capital e em sete cidades do Interior do Paraná. Além do curso de pós-graduação ser gratuito, os residentes técnicos receberão bolsa-auxílio mensal, no valor de R$ 1.900, e auxílio transporte, durante o período de 24 meses.