Notícias
Empresa Júnior de Comunicação da UTFPR é aprovada em programa de federação
Na última terça-feira (20), a Cacto Comunicação, empresa júnior (EJ) composta pelos estudantes de bacharelado do curso de Comunicação Organizacional da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Câmpus Curitiba, foi aprovada no Expande – programa de filiação da Federação das Empresas Juniores do Estado do Paraná (Fejepar).
O Expande tem como objetivo o suporte para a regulamentação das EJs não federadas, a fim de garantir, dentre outros aspectos, a seguridade jurídica, contábil e fiscal. O Programa é pautado em três pilares: regulamentação, rede e resultados; e estruturado em cinco etapas: inscrição; diagnóstico; orientação; regulamentação; e deliberação.
Segundo o presidente da EJ, Cristiano Sousa, estudante do 6º período de Comorg, essa conquista reflete o resultado de ações desenvolvidas a partir do direcionamento estratégico da empresa, além do comprometimento da Diretoria Executiva, no engajamento dos empresários juniores, e das parcerias institucionais na condução das atividades. “Nossa intenção é aumentar o nível de maturidade no modelo de gestão e de negócio, para elevar a EJ ao patamar de Alto Impacto e de Alto Crescimento”, afirma o gestor.
No mercado desde agosto de 2017, a Cacto Comunicação é a EJ mais jovem da UTFPR. A empresa encerrou o ano passado com quatro projetos executados e faturamento em torno de R$ 4,5 mil – desempenho expressivo, que se assemelha aos resultados operacionais de outras EJs com mais tempo de atuação.
As EJs aspirantes à federação permanecem no Expande por, no máximo, um ano, período para atingir o Índice 3Rs, que relaciona o desempenho e a performance das empresas com base nos pilares do Programa. Esse cálculo é feito pela Fejepar, e a EJ pode ser federada a qualquer momento, sendo conduzida à deliberação assim que atingir o índice.
A Cacto Comunicação oferece consultoria e soluções integradas de comunicação e marketing para organizações institucionais e empresariais, com foco em micro e pequenas empresas (MPEs), sob orientação do Prof Dr. Camilo Catto, do Departamento Acadêmico de Linguagem e Comunicação (Dalic). A EJ funciona provisoriamente no Bloco E – Sala S01, na Sede Centro do Câmpus Curitiba, e conta, atualmente, com 21 membros, que trabalham em caráter de voluntariado.
O próximo Processo Seletivo da EJ será lançado em meados de março deste ano, aberto aos estudantes de todos os períodos do curso de Comorg, inclusive calouros. As informações serão publicadas no Facebook @cactocomunicacao.
Sobre as EJs
Constituídas e dirigidas por estudantes de graduação, as empresas juniores são organizações da sociedade civil (OSCs), sem finalidade econômica e com fins educacionais. A Lei nº 13.267/2016 regulamenta o funcionamento das EJs, com o objetivo de proporcionar aos alunos as condições necessárias à aplicação prática do conhecimento teórico, relativo às áreas de formação profissional. A prestação dos serviços de consultoria ocorre com a supervisão e orientação técnica de um professor.
Cacto Comunicação
Empresa Júnior de Comunicação da UTFPR
Câmpus Curitiba – Sede Centro
Av. Sete de Setembro, 3165 – Bloco E, Sala ES01 – Rebouças – Curitiba (PR)
www.facebook.com/cactocomunicacao