Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curitiba > UTFPR-CT recebe evento de empresas juniores

UTFPR-CT recebe evento de empresas juniores

EMPRESA JUNIOR

Encontro congrega estudantes, palestrantes e parceiros
publicado: 27/10/2023 15h56 última modificação: 27/10/2023 15h57
Imagem do último evento de EJs, que conta com capacitações e palestras (Foto: Núcleo Curitiba).

O evento Curitiba Júnior: AT!TUDE, acontecerá nos próximos sábado e domingo, 28 e 29 de outubro, na sede Centro do campus Curitiba. O encontro de empresas juniores (EJs) da região metropolitana, promovido pelo Núcleo de Empresas Juniores do Polo Curitibano, espera a participação de aproximadamente 33 EJs de cinco instituições de ensino superior regionais, incluindo as da UTFPR.

"A previsão é de que todas as EJ´s da região metropolitana participem do evento, com número de 350 a 400 pessoas", relata o professor Roberto Cândido, docente do Departamento Acadêmico de Eletrotécnica (DAELT), responsável pela EJ Tera Engenharia e quem apoiou os estudantes na organização do evento.

Manoela Nowakowski Santos, estudante do curso de farmácia na Universidade Federal do Paraná (UFPR), ex-participante de EJ e atual coordenadora-geral do Núcleo, explica que o Curitiba Júnior “é tradicional para os empresários juniores, proporcionando palestras, capacitações, construções, visando à solução de problemas das EJs, momentos de interação entre os estudantes e integração com empresas do mercado sênior”. Ainda, segundo Manoela, o objetivo do evento é “enriquecer a vivência empresarial dos estudantes que participam das EJs, proporcionando momentos que gerem seu crescimento pessoal e profissional e ainda impulsionem os resultados de suas empresas”.

Organização e parceria

"Contamos com um processo seletivo de pessoas vindas diretamente das EJs para o auxílio na construção do evento, que realizamos duas vezes ao ano", relata a coordenadora Manoela. Segundo o professor Roberto, “o pessoal das EJs é muito empenhado e organizado. As EJ´s são empresas conduzidas pelos alunos, permitindo que, ainda na etapa de formação, possam estar em contato com o mundo do trabalho. É uma iniciativa fantástica para a formação de profissionais cada vez mais capacitados para promover mudanças em prol da sociedade".

As seis EJs do campus Curitiba da UTFPR são associadas ao Núcleo. Todo o trabalho de organização e divulgação do evento é feito pelos participantes voluntários, que pediram ajuda ao professor com os trâmites internos para locação do espaço na sede Centro.

Núcleo Curitiba

O Núcleo do Polo Curitibano ou Núcleo Curitiba é o braço regional do Movimento Empresa Júnior (MEJ), organização não-governamental internacional destinada a estimular as EJs em instituições de ensino superior públicas e privadas. "O Núcleo é uma entidade que busca auxiliar as EJs, tanto em aprendizado - como estes eventos, mas também na criação de materiais de apoio, programas de suporte direto, contato com empresas seniores, articulações com Instituições de ensino superior, aumento no número de EJs, entre outros", explicou Manoela.