Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curitiba > Ensino superior nas Engenharias é tema de livro com participação da UTFPR

Ensino superior nas Engenharias é tema de livro com participação da UTFPR

EDUCAÇÃO E ENGENHARIA

A iniciativa da publicação partiu da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT) e é fruto de uma parceria entre o Instituto Federal da Paraíba (IFPB) e o Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ)
publicado: 22/10/2021 13h44 última modificação: 03/11/2022 13h25
Livro "Educação em Engenharia: panorama, DCN, EaD, extensão, evasão e práticas pedagógicas"

Professores da UTFPR participam do livro "Educação em Engenharia: panorama, DCN, EaD, extensão, evasão e práticas pedagógicas", publicado neste mês de outubro pela editora do Instituto Federal da Paraíba (IFPB). A obra conta com cinco capítulos escritos por docentes de três campi da UTFPR, incluindo Curitiba. O livro discute o ensino superior nas Engenharias e apresenta reflexões sobre as demandas do século XXI.

Elis Regina Duarte (Departamento Acadêmico de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia do campus Ponta Grossa) e Carlos Alberto Dallabona (Departamento Acadêmico de Eletrotécnica do campus Curitiba), participaram também da organização do livro, juntamente com dois professores do IFPB - Ademar Gonçalves da Costa Jr. e Alexandre Fonseca D´Andrea.

Produção do livro

A produção do material começou por meio de um edital para submissão dos capítulos, que recebeu 60 propostas de diversos autores. Após a avaliação por pares, 22 capítulos foram selecionados, com participação de docentes da UTFPR em oito deles. A universidade foi a instituição com maior quantidade de textos escolhidos.

O material foi dividido em dois volumes. O primeiro trouxe três capítulos de docentes da Tecnológica e foi lançado em julho (para ver matéria sobre esta publicação, clique aqui), e o segundo foi lançado em outubro.

"Esta participação da UTFPR no livro demonstra o interesse e a importância do tema educação em engenharia na UTFPR. Os dois volumes indicam a relevância do assunto no cenário da educação em engenharia brasileira, no qual a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT) vem ampliando a oferta de cursos, buscando atuação significativa nesse setor educacional", analisa professor Dallabona.

Os dois volumes fazem parte da série Reflexões na Educação, com 12 volumes no total, com diferentes assuntos relacionados à temática. A iniciativa de publicar livros abordando a educação em engenharia no âmbito da RFEPCT partiu dos coordenadores da série, fruto de uma parceria entre o IFPB e o Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ). As publicações também contaram com apoio da Associação Brasileira de Educação em Engenharia (ABENGE).

Participação da UTFPR

Um dos capítulos selecionados é de autoria conjunta de Marcos Flavio de Oliveira Schiefler Filho, atual reitor da UTFPR, Robinson Vida Noronha e Guilherme Alceu Schneider, professores do Departamento Acadêmico de Eletrônica, e Maria Lúcia Valenga, professora do Departamento Acadêmico de Desenho Industrial (DADIN), todos de Curitiba. "O artigo tem a intenção de contribuir de alguma forma para a análise e reflexão sobre a questão da evasão, retenção e desistência nos cursos universitários de Engenharia, apresentando a experiência da UTFPR na busca por minimizar os problemas levantados", explicou a professora Maria Lúcia.

Há um texto de Carlos Alberto Dallabona que também colaborou na organização do livro. O autor explica que "o capítulo contextualiza aspectos históricos da educação em engenharia no Brasil e os pontos-chave relativos à RFEPCT no cenário brasileiro atual, apontando os principais desafios e perspectivas viáveis e oportunas para o desenvolvimento da educação em engenharia nessa rede".

Há um capítulo de Álvaro Emílio Leite, docente do Departamento Acadêmico de Física do campus Curitiba; outro da professora Elis Regina do campus Ponta Grossa, parceira na organização da obra; e finalmente, um capítulo dos docentes André Luís Trevisan e Daniel Daré Luziano da Silva, do campus Londrina.

Links úteis

Volume 12 da série Reflexões na Educação

Volume 11 -  Educação e Engenharia

Nota sobre o lançamento do livro