Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curitiba > Equipe Brasileira que treina no projeto na UTFPR-CT é campeã geral no Campeonato Sul-Americano de Marcha Atlética

ATLETISMO

A atleta Maria Luiza Rabelo alcançou o 9º lugar e Laryssa Fernanda Frois a 12º colocação
publicado: 07/02/2022 17h23 última modificação: 03/11/2022 13h24
Da esquerda para a direita: George Cordeiro, Técnico e professor da SMELJ, Laryssa Fernanda Frois e Maria Luiza Rabelo Jaime em Miraflores, no Peru. (foto: divulgação)

A equipe de atletismo liderada por George André Cordeiro, coordenador do projeto desenvolvido na Sede Neoville do campus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), foi campeã geral no Campeonato Sul-Americano de Marcha Atlética neste domingo, 06 de fevereiro, em Miraflores, bairro de Lima, no Peru.

O Brasil teve uma equipe formada por 27 atletas (13 no feminino e 14 no masculino). As provas foram disputadas num circuito de 1 km, próximo ao que foi utilizado nos Jogos Pan-Americanos de 2019. No sub-18 feminino, a atleta Maria Luiza Rabelo alcançou o 9º lugar nos 5 km e Laryssa Fernanda Frois a 12º colocação, nos 20 km.

Na classificação final, o Brasil foi o campeão geral do evento, campeão da categoria masculina e vice-campeão da feminina. As atletas curitibanas Laryssa Frois e Maria Luiza Rabelo foram treinadas pelo técnico George Cordeiro na Seleção de Curitiba e que,  no dia 9 de janeiro, em Bragança Paulista (SP), conquistaram a classificação para o Sul-Americano do Peru durante as provas da Copa Brasil Loterias Caixa de Marcha Atlética.

“Quando li meu nome na relação dos treinadores convocados para o campeonato sul-americano de marcha atlética, fiquei surpreso e, ao mesmo tempo, muito feliz por ter mais uma oportunidade de representar o meu país, além de acompanhar atletas que treinam comigo, na pista da UTFPR, em uma competição internacional. Com duas atletas convocadas para compor a seleção é um sinal de que estamos no caminho certo da iniciação ao alto rendimento”, comemorou George, treinador da Seleção Brasileira.

Projeto

O Projeto de Extensão – Atletismo Social, da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (SMELJ), é aberto aos acadêmicos e professores e para toda comunidade acadêmica da instituição.

O projeto funciona há quatro anos na Sede Neoville, atendendo atletas da seleção da cidade. As escolinhas começaram neste início de ano de 2022, pois, em decorrência da pandemia de Covid-19, teve o início cancelado em 2021.