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Equipe da UTFPR conquista bronze na regional do 19º Baja SAE Brasil
BAJA SUL
Estudantes de engenharia da UTFPR projetam e constroem um carro off-road para a disputa. (Foto: Equipe Imperador)
A Equipe Imperador - fundada em 2008 e formada por estudantes de engenharia da UTFPR campus Curitiba - conquistou o 3º lugar geral de projeto na 19ª Competição Baja SAE Brasil - Etapa Sul. O carro desenvolvido pelo grupo ficou com o 10º lugar geral, com o 4º lugar geral nas provas dinâmicas e com o 12º na prova de enduro.
O campeonato reuniu equipes de 17 instituições de Ensino Superior da região Sul do país. Cada uma precisou desenvolver um veículo off-road, incluindo o projeto, a construção e os testes com o protótipo. O objetivo é que os estudantes apliquem na prática os conhecimentos adquiridos na sala de aula.
O professor Laércio Javarez Junior, chefe do Departamento Acadêmico de Mecânica (DAMEC) e vice-coordenador do Projeto Mini-baja, comenta que a equipe é estruturada como uma empresa de médio porte. Os alunos têm cargos e responsabilidades. “O desempenho nas competições é a finalização de um trabalho contínuo de aprendizado dos alunos, porém ela não é o principal motivo destes projetos. Com o projeto de extensão Mini-baja ou similares, os alunos amadurecem para a vida e para o mercado de trabalho. Eu como professor, afirmo que existe um diferencial para o aluno que participa destas equipes. Ele evolui como ser humano, como aluno e como futuro profissional”, destaca.
O capitão da Imperador, o estudante Gregory Neolan, conta que a equipe construiu um carro robusto e veloz. Em março de 2023 será realizada a etapa nacional da competição. “A expectativa é bem alta. Na nossa recente pista de testes, localizada na sede do Neoville, estamos conseguindo testar o carro no limite e no mesmo nível que é encontrado nas competições”, diz Gabriel.
Baja SAE Brasil - Etapa Sul
A competição regional foi dividida em quatro etapas. A primeira foi a de segurança, com envio de documentos, testagem e conferência do veículo, de acordo com os regulamentos da prova.
Na sequência, o projeto foi avaliado pela banca de juízes em detalhes: transmissão, freio, suspensão e direção, design e ergonomia, cálculo estrutural, eletrônica, vendas, marketing e gestão da equipe.
Depois foram realizadas as provas dinâmicas de aceleração, de velocidade máxima atingida em um percurso de 100 metros, frenagem, tração, manobrabilidade e suspensão. Por fim, os carros realizam um enduro, uma corrida de quatro horas de duração, com todos os veículos na pista.
Engenharia na prática
As equipes que disputam a competição Baja SAE Brasil devem ser formadas por estudantes de Engenharia, de graduação e de pós-graduação, e todos devem pertencer à mesma instituição de ensino superior. A ideia é aplicar os conhecimentos teóricos na prática, desenvolver habilidades de trabalho em equipe, de tomada de decisão, de comunicação e de desenvolvimento de projetos. As equipes vencedoras da etapa nacional ganham o direito de competir na prova internacional, realizada nos Estados Unidos.
“Tudo que o aluno aprende em sala de aula e mais o conhecimento novo adquirido é colocado em prática durante o desenvolvimento do projeto. Para o lado profissional, costumam dizer que é o pontapé inicial para entrar na indústria”, afirma Gregory.