Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curitiba > Equipe da UTFPR visita ambientes de inovação em Florianópolis

Equipe da UTFPR visita ambientes de inovação em Florianópolis

INOVAÇÃO

Um grupo de seis professores do Parque Científico e Tecnológico do Campus Curitiba conheceu várias unidades tecnológicas da Ilha
publicado: 03/11/2022 10h50 última modificação: 03/11/2022 10h50
Os professores relatam uma série de aprendizados obtidos nas visitas técnicas. (Foto: Acervo Pessoal)

Nos dias 18 e 19 de outubro de 2022 um grupo composto por seis professores da equipe de gestão do Parque Científico e Tecnológico da UTFPR Campus Curitiba realizaram uma visita técnica à Florianópolis, com o objetivo de conhecer a forma de gestão e de governança dos ambientes de inovação da capital de Santa Catarina. Estavam presentes representando seus respectivos departamentos/unidades: Ana Paula Myszczuk (DIREC), Charlie Antoni Miquelin (DAFIS), Ricardo Fernandes da Silva (DAFIS), Paulo Daniel Batista de Sousa (DAGEE), Maria Lucia Figueiredo Gomes de Meza (DAGEE) e Andrea de Souza (DAGEE). O diretor de Relações Empresariais e Comunitárias, Walmor Cardoso Godoi, coordenou a agenda com o apoio do bolsista Marcelo Rodrigues (doutorando da UTFPR) afirma que a iniciativa da visita tem como objetivo buscar aprender melhores práticas de governança em ecossistemas de inovação para trazer para a implantação do Parque Científico e Tecnológico da UTFPR Campus Curitiba.

No primeiro dia na cidade os participantes conheceram o Centro de Inovação - Área de Máquinas e Equipamentos para Mobilidade (MOVE) do Centro Tecnológico (CT) do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), onde foram recebidos pelo servidor Rodrigo de Souza Vieira, Diretor Executivo, e pelo doutorando Thiago Hoeltgebaum, bolsista e gestor do Escritório de Gestão de Projetos. Este Centro é uma unidade Embrapa II - Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Tecnológica. O centro atua nas áreas de mecânica e ciência da computação e possui 14 laboratórios, que prestam serviços técnicos e desenvolvem produtos.  No mesmo dia visitaram o Laboratório de Sistemas Solares do Grupo de Pesquisa Estratégica em Energia Solar da Universidade Federal de Santa Catarina – FOTOVOLTAICA-UFSC (FV-UFSC), criado em 1997, onde foram recebidos pela pesquisadora Aline Kirsten Vidal de Oliveira, que é engenheira eletricista e Doutoranda em Engenharia Civil. Esse grupo desenvolve estudos nas diversas áreas de aplicação da energia solar no Brasil, com foco principal em sistemas fotovoltaicos integrados ao entorno construído e interligados à rede elétrica pública, os chamados Edifícios Solares Fotovoltaicos.

No segundo dia os professores da UTFPR puderam conhecer o Instituto SENAI de Inovação em Sistemas Embarcados, uma unidade Embrapii de Sistemas Embarcados, Credenciado na Agência Nacional do Petróleo (ANP) e Cadastrado no Comitê da Área de Tecnologia da Informação (CATI) - Lei da Informática; referência na pesquisa e no desenvolvimento para tornar processos e produtos industriais mais inteligentes e eficientes, oferecendo pesquisas aplicadas de ponta para a indústria atuando em parceria com as empresas para criar soluções que envolvem o desenvolvimento de software, hardware e ciência de dados (como Inteligência Artificial), gerando novos produtos que abrangem Transformação Digital, IoT (Internet das Coisas), Indústria 4.0 e máquinas e equipamentos inteligentes. Atualmente esse Instituto gerencia 22 projetos, sendo que destes mais de 50% dos recursos captados advém de um único projeto estabelecido com a Petrobras.

A equipe da UTFPR também visitou o Centro de Inovação ACATE – CIA Sapiens Parque – Rede de Inovação Florianópolis, uma associação de tecnologia cuja missão é apoiar o ecossistema local de ponta a ponta, das startups às empresas de grande porte, gerando conexões que fortalecem o setor de tecnologia no estado de Santa Catarina. Possui 1.500 associados nos 11 polos de inovação e tecnologia de Santa Catarina e gerenciam uma rede de Centros de Inovação em Florianópolis e de outras regiões, como em São Paulo e Boston (EUA). Para o Professor Paulo Daniel verificar uma gestão enxuta, a dedicação dos servidores e bolsistas, mostrando uma forma integrada de trabalho, as parcerias, e a pesquisa de ponta em áreas tecnológicas de potenciais crescimento foram algumas das muitas aprendizagens dessa experiência.